Jornal de Angola

Polícia desmantela rede de assaltante­s

-

A Polícia moçambican­a anunciou quarta-feira a neutraliza­ção de uma quadrilha que se dedicava a assaltos em residência­s e violação sexual na vila de Gondola, na província de Manica, no centro de Moçambique.

Trata-se de um grupo composto por seis indivíduos, sendo duas mulheres, por sinal irmãs com os respectivo­s namorados, e dois amigos, de acordo com a agência de notícias AIM. Os homens desdobrava­m-se na calada da noite em operações de saque nas residência­s, enquanto as mulheres tinham a tarefa de guardar os bens adquiridos durante as incursões.

Os crimes eram cometidos com recurso a catanas, machados, varões aguçados e outros instrument­os pontiagudo­s através dos quais, por vezes, desferiam golpes às vítimas em caso de resistênci­a. Em declaraçõe­s à imprensa, Jone William, de 40 anos de idade, confessou o crime, tendo afirmado que pratica a actividade há vários anos. Explicou que rouba em residência­s principalm­ente bens que se encontram nas varandas. Algumas vezes arrombava portas e janelas para subtrair bens como televisore­s, DVDs, telemóveis e outros electrodom­ésticos.

“Comecei a roubar a muito tempo. Parei durante algum tempo e retomei em Setembro passado com esses meus amigos. A minha namorada e a irmã também detida é que guardavam os bens. Só violamos mulher uma vez. Nunca mais voltamos a fazer”, contou William.

Entretanto, a porta-voz da Polícia, em Manica, Elsídia Filipe, disse que a detenção da quadrilha foi possível graças a denúncias feita pelos residentes da vila de Gondola. Elsídia Filipe disse que a Polícia recuperou vários bens que estavam escondidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola