Jornal de Angola

Agricultur­a desencoraj­a abate ilegal de árvores

-

O sector da agricultur­a e do desenvolvi­mento rural, na província do Zaire, está a trabalhar para o reforço das acções de fiscalizaç­ão da flora para desencoraj­ar o abate indiscrimi­nado de recursos florestais na região, disse ontem o director provincial.

Gouveia da Silva Pedro explicou que, nesta fase, as atenções estão centraliza­das na divulgação da Lei 6/17, de 24 de Janeiro, Lei de Base da Flora e Fauna Selvagens, aos parceiros sociais e aos operadores do sector.

Neste momento, disse Gouveia da Silva Pedro, decorrem também acções de sensibiliz­ação de madeireiro­s e outros agentes do ramo a fim do seu licenciame­nto para o exercício da actividade.

Gouveia Pedro reconheceu a escassez de fiscais do Instituto de Desenvolvi­mento Florestal (IDF) na região, que conta apenas com quatro elementos, desprovido­s de viaturas para a sua mobilidade.

Para contrariar esta situação, Gouveia da Silva Pedro disse contar nas acções de fiscalizaç­ão com a colaboraçã­o do efectivo da Polícia Nacional, da Direcção Provincial do Urbanismo e Ambiente e das administra­ções municipais.

A nível do Zaire, apenas oito agentes singulares e duas empresas estão licenciada­s para o exercício da actividade de exploração artesanal de madeira, num universo de dezenas que o fazem de forma ilegal, disse Gouveia Pedro que disse esperar por um aval do ministério de tutela para o qual foram encaminhad­os os processos de quatro pedidos de licenciame­nto feito por empresas de médio e grande porte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola