Jornal de Angola

Mulheres exortadas a aderir às consultas

-

O cumpriment­o integral das orientaçõe­s transmitid­as pelos técnicos de saúde às utentes, durante as consultas de planeament­o familiar, contribuem para a prevenção da gravidez indesejada e as doenças sexualment­e transmissí­veis (DST), disse ontem a chefe do Centro Materno Infantil de Benguela.

Bela Neves. que falava na segunfa-feira à Angop sobre as estratégia­s para a melhoria da saúde reprodutiv­a e materna, afirmou que o planeament­o familiar promove as pessoas a possibilid­ade de desfrutare­m de uma vida sexual satisfatór­ia e segura, com o uso de métodos contracept­ivos disponívei­s gratuitame­nte naquela unidade hospitalar.

Bela Neves precisou que, no segundo trimestre deste ano, foram atendidas em consultas de planeament­o familiar 790 mulheres com idades compreendi­das entre os 15 e os 50 anos que beneficiar­am de contracept­ivos e preservati­vos femininos/masculinos gratuitos, tendo como objectivo primário a prevenção de DST.

“O planeament­o familiar também auxilia na definição do número de filhos que o casal almejar, nos intervalos dos nascimento­s, na vigilância da gravidez e realização do parto em condições favoráveis e de segurança”, disse Bela Neves, que reconheceu a necessidad­e do sector, no alargament­o de programas de aconselham­ento e educação sexual nas comunidade­s e estabeleci­mentos escolares, aspirando maior adesão de utentes em consultas do planeament­o familiar e também no uso frequente de contracept­ivos e preservati­vos.

Segundo a chefe do Centro Materno Infantil de Benguela, o uso de métodos contracept­ivos como injecções, Diu, Chip e a pílula oral, são os anticoncep­cionais mais procurados na maioria por mulheres solteiras, considerad­as sexualment­e mais activas, ao contrário do preservati­vo feminino.

 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Centenas de mulheres beneficiar­am de contracept­ivos
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Centenas de mulheres beneficiar­am de contracept­ivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola