Jornal de Angola

Maratona do Sambila distingue encenador

-

A primeira edição da Maratona de Teatro do Sambizanga (Mates 2017), que decorre desde o passado dia 4 de Outubro até ao dia 10 de Dezembro, no Instituto Médio Politécnic­o do referido município, numa organizaçã­o da Companhia de Artes Luz do Horizonte, tendo como lema central: “Lourenço Mateus em Acção”.

Além de enaltecer os feitos do actor e encenador Lourenço Mateus, do grupo Julu, falecido no mês de Setembro, em Luanda, visa celebrar os 42 anos da Independên­cia de Angola, bem como dinamizar as artes cénicas feitas naquela região, transcreve­ndo literalmen­te o signo da companhia: “Unidos para novos horizontes teatrais”.

Participam na iniciativa 13 grupos, com destaque para os Mensageiro­s de Cristo, com a obra “O Desafio 666”, Dois Cem com o espectácul­o “Os Mortos não Falam” e Kamissola Teatro com a peça “Moi-Moi o Fiel”. As peças são exibidas todos os fins-de-semana, a partir das 19h00.

Segundo Afilson António, director da Companhia de Artes Luz do Horizonte, a iniciativa tem por objectivo de levar o teatro junto das comunidade­s, uma vez que existe a carência de espaços para a representa­ção dramática no município.

Na sua visão, o Mates 2017 vai fazer com que, cada vez mais, os grupos trabalhem unidos. “A nossa intenção é fazer com que os jovens do Sambizanga façam arte.”

A companhia, fundada há oito anos, no distrito urbano do Sambizanga, é composta por 23 elementos, entre os quais poetas, bailarinos, músicos e actores. Além do teatro, o colectivo tem organizado vários eventos culturais dentro e fora de Luanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola