Jornal de Angola

Emoção e criativida­de apresentad­as em ópera

“Retrato de um artista desnudo” é o título do musical estreado quarta-feira à noite no Camões, em Luanda

- Amilda Tibéria

Emoção, criativida­de e muita interacção com os espectador­es foi o que se constatou durante a homenagem dedicada ao compositor e intérprete Kizua Gourgel, pelos alunos do Complexo de Escolas de Arte (Cearte), um musical de teatro denominado “Retrato de um artista desnudo”, realizado, quarta-feira à noite, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

Com uma entrada triunfal, o elenco do musical de teatro “Retrato de um artista desnudo” criou momentos de alguma nostalgia, quando interpreto­u alguns trechos musicais da autoria do malogrado Beto Gourgel, uma das fontes inspirador­as de Kizua.

Para o número de espectador­es, a sala de espectácul­o denominada “Pepetela”, foi pequena para se assistir ao musical, interpreta­do pelos personagen­s: Kizua1 e Kizua 2 (Márcio), Kizua 3 (Dalas), Beto Gourgel (Nani Vuvayana), Eila Letnem (Marisa Santos), Tia Nonó (Marisa Santos), Rui Mingas (Silva Canganjo) e Polícia (Silva Canganjo).

O elenco contou igualmente com o suporte de outros personagen­s como o noivo, interpreta­do por Silva Canganjo, jornalista, por Kassandra Pascoal, conservado­ra na voz de Kassandra Pascoal, o empresário Pedro Kalunga, Gingo, com Pedro Kalunga, Nazareth Gourgel, por Danilsa Gonçalves, Barman por José Lucas, noiva interpreta­da pelo actor Lumengo e os bailarinos, Pascoal, David Daniel, Moisés Simão André, Jones Brita e Julieta Simão.

Com uma produção executiva de Edusa Chindekass­e e Waldano Luvungo, o musical teve a duração de duas horas. O musical, que volta a ser exibido no mesmo local e hora, na próxima quartafeir­a, mostrou mais uma vez o grande trabalho que tem sido desenvolvi­do pelo Cearte, na promoção das mais variadas disciplina­s artísticas, com particular destaque para o teatro e a música.

Um tributo às artes

Enquadrado no projecto cultural “Retrato”, o espectácul­o desvendou resumidame­nte a vida e obra de um “artista criador, autêntico e humanista, cujas criações sobreviver­am ao tempo e superaram os limites do tempo e espaço”, reafirmou o coordenado­r do projecto e estudante do Cearte, Silva Canganjo.

Dirigido por José Teixeira “Chetas”, o musical, disse ao Jornal de Angola, Silva Canganjo, vai ter continuida­de, de forma a distinguir figuras ligadas às artes, que se destacam na criação artística “como inspiração e referência para a juventude.”

Silva Canganjo frisou que as músicas do homenagead­o “inspiram os criadores e, por este motivo, decidiram criar o musical.”

O musical mostrou mais uma vez o grande trabalho que tem sido desenvolvi­do pelo Cearte, na promoção das mais variadas disciplina­s artísticas

Silva Canganjo começou a pesquisar sobre a carreira de Kizua Gourgel em Abril desse ano, entrevista­ndo pessoas próximas ao distinguid­o, que desempenha­ram um papel importante no cresciment­o profission­al do autor do tema de sucesso “Tetembwa ya Muenho Uami”.

Kizua Gourgel agradeceu a iniciativa, disse ter sido um “momento único na sua carreira” e que foi a primeira vez que recebeu uma homenagem do género. O homenagead­o explicou que os alunos da Cearte “fizeram uma apresentaç­ão marcante sobre a minha trajectóri­a. Consegui recordar momentos que, jamais, vão ser esquecidos”, confessou com lágrimas no canto dos olhos o atista homenagead­o, num gesto de agradecime­nto à produção do musical.

No final do musical de teatro “Retrato de um artista desnudo”, os alunos fizeram uma vénia e em uníssono agradecera­m ao homenagead­o numa mensagem em coro: “Kizua Gourgel, fizemos-te a vénia e tirámos o chapéu, és a nossa estrela.”

 ??  ?? KINDALA MAULE | EDIÇÕES NOVEMBRO O espectácul­o desvendou resumidame­nte a vida e obra do músico Kizua Gourgel
KINDALA MAULE | EDIÇÕES NOVEMBRO O espectácul­o desvendou resumidame­nte a vida e obra do músico Kizua Gourgel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola