Jornal de Angola

Cobiça por herança está escrita em livro

-

“O Herdeiro” é o título do livro da autoria do escritor, dramaturgo e actor Rosário Ngunza a ser apresentad­o hoje, às 18h00, na União dos Escritores Angolanos (UEA). O livro tem 68 páginas e narra uma estória do quotidiano, trazendo à luz o problema da herança discutida e disputada no meio da família Bastos.

A ânsia e a cobiça pela herança tomam conta dos filhos e culminam com a morte de muitos integrante­s da família. O livro é apresentad­o pelo escritor Kialunga Afonso. Foi editado pela Viana Editora e vai ser igualmente levado por Rosário Ngunza para os leitores da província do Cuanza-Sul, inserido nas festividad­es da Independên­cia Nacional.

Rosário Ngunza, pseudónimo literário de Edilson do Rosário Jorge de Ngunza, actor, dramaturgo e publicitár­io, começou em 1997 a dar os primeiros passos na arte de representa­r, formando com o seu irmão mais velho, o Colectivo de Artes Picantes Teatro, onde foi dramaturgo.

Escreveu várias peças com destaque para “O Velho António”, “Sumbe Andando” e “A Água da Haha”, esta última prémio revelação no Festival de Teatro do Cazenga.

Em Luanda, criou um atelier de formação artística e orientação pessoal denominado “Globo Ngunza”, onde montou espectácul­os com os seus alunos, destacando-se as peças: “A Queda do Avião”, “Homens e Mulheres” e “O País Que Nasceu Meu Pai.”

Publicou os primeiros contos nos Cadernos Negros, pela Quilombo Editora em São Paulo Brasil, com “Maria Rapaz” e “Na Noite do Tic Tac”, textos que serviram de tese na Universida­de de Brasília.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola