Jornal de Angola

Presidente escreveu para Kabila e Lungu

-

O ministro dos Transporte­s, Augusto da Silva Tomás, visitou no último fim-desemana a Zâmbia e a República Democrátic­a do Congo (RDC), com vista o reforço da cooperação naquele sector.

Na RDC, Augusto Tomás testemunho­u a assinatura do acordo comercial entre o Caminho de Ferro de Benguela (CFB) e a sua congénere congolesa, a Sociedade Nacional dos Caminhos de Ferro do Congo (SNCC), com vista a dinamizar o corredor de desenvolvi­mento do Lobito.

Augusto Tomás, que chefia uma delegação de altos funcionári­os do Ministério dos Transporte­s, do CFB e do Porto do Lobito, foi portador de mensagens do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, dirigida aos seus homólogos zambiano e congolês, Edgar Shagwa Lungu e Joseph Kabila Kabange, respectiva­mente.

Lobito é manifestam­ente um corredor transnacio­nal que atravessa a África Austral de lés-a-lés. Projectase muito para além das fronteiras nacionais com verdadeiro impacte estruturan­te em todo o espaço da SADC e afirma-se como um dos principais eixos de circulação de matérias-primas, produtos e mercadoria­s, não apenas dentro dos países que atravessa, mas, sobretudo, devido à conexão mundial, através do Porto do Lobito.

No âmbito da cooperação entre os governos de Angola, da Zâmbia e da República Democrátic­a do Congo, a 14 de Fevereiro de 2014, foi inaugurado o aeroporto doméstico baptizado com o nome General Rafael Sapilinha Sambalanga e da Estação Ferroviári­a do Luau, no Moxico. Foi feita igualmente, a partir do Moxico, a viagem experiment­al de comboio do CFB até à ponte transfront­eiriça com a RDC, 30 anos depois.

Angola está a construir o canal fluvial transfront­eiriço Rivungo-Shangombo que visa dar uma resposta positiva em relação à melhoria das condições sociais e ao desenvolvi­mento económico das populações ribeirinha­s.

 ??  ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Augusto Tomás deslocou-se à Zâmbia e ao Congo-Kinshasa
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Augusto Tomás deslocou-se à Zâmbia e ao Congo-Kinshasa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola