Jornal de Angola

Cooperação alargada no sector de minerais e petróleos

-

Logo após a audiência com o Presidente da República, o vice-primeiro-ministro russo foi recebido pelo ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Pedro Azevedo, com quem discutiu a necessidad­e de reforçar a cooperação no sector.

Actualment­e, a presença russa nos recursos minerais é visível através da Alrosa, parceira da Endiama no projecto Catoca.

No ano passado, os resultados obtidos foram positivos e superaram os do ano anterior. O projecto Catoca, por exemplo, conseguiu 600 milhões de dólares em receitas, com um lucro líquido de 137 milhões de dólares. Em Maio, o presidente da companhia russa, Sergei Ivanov, esteve em Angola, para reafirmar que Alrosa iria manter os projectos para o país, apesar do actual contexto económico adverso e garantiu que os investimen­tos de mais de mil milhões de dólares anunciados em 2015 vão ser concretiza­dos em breve. A vinda de Yuri Trutnev ocorre numa altura em que Angola está a fazer o mapeamento dos potenciais recursos mineiros, através de levantamen­tos aéreos e recolha e análise de amostras. Denominado Plano Nacional de Geologia (Planageo), o levantamen­to, um dos maiores do género a nível mundial, vai permitir conhecer os recursos naturais do país, caracteriz­ando as potenciali­dades minerais, para depois captar investidor­es estrangeir­os, a médio e longo prazo. Para realizar os trabalhos, os especialis­tas dividiram o país em três partes, sendo a parte Sul, que integra o consórcio composto pela firma Impulso, Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e o Laboratóri­o Nacional de Energia e Geologia de Portugal, com os trabalhos mais avançados.

Yuri Trutnev elogiou os trabalhos do Planageo e afirmou que o foco é dar seguimento aos projectos no sector dos recursos minerais e aproveitar as acções de prospecção e levantamen­to aeromagnét­ico já realizado. O vice-primeiromi­nistro russo reuniu com as direcções da Endiama e a empresa de comerciali­zação de diamantes, Sodiam.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola