Ma­ri­nhei­ros da Lí­bia aban­do­nam pes­so­as

Jornal de Angola - - MUNDO -

Um ví­deo da ONG ale­mã Sea-Wat­ch pu­bli­ca­do on­tem mos­tra uma pa­tru­lha da Ma­ri­nha lí­bia du­ran­te uma ac­ção com ocu­pan­tes de um bo­te in­su­flá­vel no Me­di­ter­râ­neo a aban­do­nar imi­gran­tes na água, ten­do pro­vo­ca­do o de­sa­pa­re­ci­men­to de pe­lo me­nos 50 pes­so­as, de acor­do com a or­ga­ni­za­ção.

Nas imagens, ac­tu­al­men­te nas mãos do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co de Ra­gu­sa, na Itá­lia, que abriu uma in­ves­ti­ga­ção, é pos­sí­vel ver a em­bar­ca­ção da Ma­ri­nha par­tin­do com alguns re­fu­gi­a­dos a bordo, ape­sar de ter pes­so­as agar­ra­das nas cor­das e ou­tras a se­rem lan­ça­das ao mar.

Per­to do na­vio es­ta­va um barco com in­te­gran­tes da Sea-Wat­ch que es­ta­vam a res­ga­tar par­te do gru­po e con­se­gui­ram gra­var o in­ci­den­te, que cau­sou mor­tes e de­sa­pa­re­ci­dos.

O jor­nal “La Re­pub­bli­ca” pu­bli­cou a his­tó­ria de uma mu­lher aju­da­da pe­la ONG ale­mã e que per­deu o ma­ri­do, que es­ta­va no na­vio lí­bio e sal­tou pa­ra a água na ten­ta­ti­va de em­bar­car com a es­po­sa.

“Os lí­bi­os li­ga­ram o mo­tor ar­ras­tan­do-o e a to­dos os ou­tros que es­ta­vam na água. Não vol­tei a vê-lo. John não sa­bia na­dar. Es­ta­va a salvo, mas mor­reu por­que não que­ria vol­tar pa­ra à Lí­bia, que­ria vir co­mi­go pa­ra a Itá­lia”, ex­pli­ca Dar­fish, do Ca­ma­rões.

Os ocu­pan­tes de um he­li­cóp­te­ro da Ma­ri­nha ita­li­a­na tam­bém fo­ram tes­te­mu­nhas. Na gra­va­ção dá pa­ra ver que eles pe­dem que os lí­bi­os pa­rem a em­bar­ca­ção e aju­dem os imi­gran­tes.

De acor­do com a ONG, cer­ca 50 pes­so­as de­sa­pa­re­ce­ram, en­quan­to ou­tras 42 gri­ta­vam de­ses­pe­ra­das por te­rem si­do se­pa­ra­das de fa­mí­li­as e ami­gos que es­ta­vam no barco da Sea-Wat­ch.

A or­ga­ni­za­ção diz que os in­te­gran­tes só con­se­gui­ram re­cu­pe­rar os cor­pos de cin­co pes­so­as, en­tre elas uma cri­an­ça de dois anos. Os téc­ni­cos es­pe­ram re­cu­pe­rar mais cor­pos nos pró­xi­mos di­as, mas in­sis­tem que se de­ve san­ci­o­nar a Lí­bia.

ALESSIO PADUANO | AFP Em­bar­ca­ção da Ma­ri­nha lí­bia dei­xou imi­gran­tes à sua sor­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.