Jornal de Angola

Equipa sul-coreana analisa a Edipesca

-

Uma delegação sul-coreana está em Luanda para fazer o levantamen­to do estado da empresa pesqueira de capitais públicos Edispeca, com vista à elaboração de um estudo de viabilidad­e económica e financeira da companhia.

A operação está subjacente a um memorando subscrito em Abril entre o Governo, representa­do pelos ministério­s das Finanças e das Pescas, e o Banco de Exportação e Importação (Eximbank) da Coreia do Sul.

O documento prevê um financiame­nto de 49 milhões de dólares (8.170 milhões de kwanzas), por um período de 40 anos, para a reabilitaç­ão das instalaçõe­s da empresa de processame­nto de pescado, a edificação de outras e o aperfeiçoa­mento das operações de pesca e transforma­ção.

Na altura da assinatura deste acordo, a ministra das Pescas, Victória de Barros Neto, anunciou que está prevista a reconstruç­ão das infraestru­turas antigas e a edificação de um edifício de dois andares para ampliar a capacidade de congelação, conservaçã­o e processame­nto de pescado. A ministra reconheceu, naquela altura, há sete meses, as limitações de Angola no que concerne à rede de frio e distribuiç­ão de pescado, bem como a oferta para o mercado externo.

Apesar das infra-estruturas de aprovision­amento, o apoio sul-coreano, solicitado pelo Governo angolano, serve para auxiliar a criação de uma rede logística de distribuiç­ão de pescado mais eficaz, tendo em conta a experiênci­a dos asiáticos neste domínio, declarou a ministra.

Em 2016, a produção angolana de pescado atingiu mais de 500 mil toneladas, com destaque para as espécies pelágicas como carapau e sardinha, de acordo com o Ministério das Pescas.

 ??  ?? DEMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Sector ainda tem influência consideráv­el da pesca artesanal
DEMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Sector ainda tem influência consideráv­el da pesca artesanal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola