Equi­pa sul-co­re­a­na ana­li­sa a Edi­pes­ca

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

Uma de­le­ga­ção sul-co­re­a­na es­tá em Luanda pa­ra fa­zer o le­van­ta­men­to do es­ta­do da em­pre­sa pes­quei­ra de ca­pi­tais pú­bli­cos Edis­pe­ca, com vis­ta à ela­bo­ra­ção de um es­tu­do de vi­a­bi­li­da­de eco­nó­mi­ca e fi­nan­cei­ra da com­pa­nhia.

A ope­ra­ção es­tá sub­ja­cen­te a um me­mo­ran­do subs­cri­to em Abril en­tre o Go­ver­no, re­pre­sen­ta­do pe­los mi­nis­té­ri­os das Fi­nan­ças e das Pes­cas, e o Banco de Ex­por­ta­ção e Im­por­ta­ção (Exim­bank) da Co­reia do Sul.

O do­cu­men­to pre­vê um fi­nan­ci­a­men­to de 49 mi­lhões de dó­la­res (8.170 mi­lhões de kwan­zas), por um pe­río­do de 40 anos, pa­ra a re­a­bi­li­ta­ção das ins­ta­la­ções da em­pre­sa de pro­ces­sa­men­to de pes­ca­do, a edi­fi­ca­ção de ou­tras e o aper­fei­ço­a­men­to das ope­ra­ções de pes­ca e trans­for­ma­ção.

Na al­tu­ra da as­si­na­tu­ra des­te acor­do, a mi­nis­tra das Pes­cas, Vic­tó­ria de Barros Neto, anun­ci­ou que es­tá pre­vis­ta a re­cons­tru­ção das in­fra­es­tru­tu­ras an­ti­gas e a edi­fi­ca­ção de um edi­fí­cio de dois an­da­res pa­ra am­pli­ar a ca­pa­ci­da­de de con­ge­la­ção, con­ser­va­ção e pro­ces­sa­men­to de pes­ca­do. A mi­nis­tra re­co­nhe­ceu, na­que­la al­tu­ra, há se­te me­ses, as li­mi­ta­ções de Angola no que con­cer­ne à re­de de frio e dis­tri­bui­ção de pes­ca­do, bem co­mo a ofer­ta pa­ra o mer­ca­do ex­ter­no.

Ape­sar das in­fra-es­tru­tu­ras de apro­vi­si­o­na­men­to, o apoio sul-co­re­a­no, so­li­ci­ta­do pe­lo Go­ver­no an­go­la­no, ser­ve pa­ra au­xi­li­ar a cri­a­ção de uma re­de lo­gís­ti­ca de dis­tri­bui­ção de pes­ca­do mais efi­caz, ten­do em con­ta a ex­pe­ri­ên­cia dos asiá­ti­cos nes­te do­mí­nio, de­cla­rou a mi­nis­tra.

Em 2016, a pro­du­ção an­go­la­na de pes­ca­do atin­giu mais de 500 mil to­ne­la­das, com des­ta­que pa­ra as es­pé­ci­es pe­lá­gi­cas co­mo ca­ra­pau e sardinha, de acor­do com o Mi­nis­té­rio das Pes­cas.

DEMBELE BER­NAR­DO | EDIÇÕES NO­VEM­BRO Sec­tor ain­da tem in­fluên­cia con­si­de­rá­vel da pes­ca ar­te­sa­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.