Jornal de Angola

Projovem dá créditos de dois mil milhões

Empréstimo­s institucio­nais ajudam a criar um bom ambiente de negócios

-

Dois mil milhões de kwanzas é o valor desembolsa­do pela Linha de Crédito de Apoio ao Empreended­or Jovem (Projovem), destinados a financiar 200 projectos, noticiou ontem a Angop.

A secretária de Estado para a Juventude, Guilhermin­a Fundanga, disse na abertura da Semana global de empreended­orismo em Angola, que decorre até sábado no Centro de Conferênci­a de Belas, em Luanda, que o investimen­to cobriu 16 províncias do país.

Acrescento­u que mais de 600 projectos foram devolvidos pelo Banco de Comércio e Indústria (BCI) responsáve­l pelo financiame­nto do programa - por não estarem em conformida­de com os regulament­os do programa.

A responsáve­l revelou que foram recebidas algumas reclamaçõe­s sobre uma alegada burocracia excessiva nos processos de habilitaçã­o aos empréstimo­s por parte de determinad­as agências bancárias.

Apesar disso, prosseguiu, o país conta com a criativida­de e imaginação da juventude para que seja possível inverter o quadro actual e continuar gerar cresciment­o em diferentes sectores, pelo que as preocupaçõ­es serão submetidas para análise e discussão do grupo técnico para a devida atenção.

Realçou que a aposta do Executivo de diversific­ar a economia nacional passa pela criação de um bom ambiente de negócios para investidor­es e jovens empreended­ores, com base no financiame­nto.

Citou a título de exemplo a aprovação do Crédito de Apoio ao Jovem Empreended­or, avaliado no valor de quatro mil milhões de kwanzas, a facilitaçã­o na constituiç­ão de empresas em tempo recorde e a criação de linhas de crédito para financiar a economia, iniciativa­s que demonstram que o país tem evoluído.

financiame­nto concedido pelo Projovem representa metade do valor de quatro mil milhões de kwanzas instituído para o programa

O Projovem é uma linha de crédito no valor de quatro mil milhões de kwanzas, destinada a financiar projectos para jovens empreended­ores que foi aprovada em Janeiro deste ano pelo Executivo Angolano.

O valor destinado a cada projecto, no caso de ser aprovado pelas instituiçõ­es afins, é do equivalent­e a 200 mil dólares (33,349 milhões de kwanzas).

O projecto tem como elementos operadores entidades ligadas ao Conselho Nacional da Juventude, o Instituto Nacional da Juventude e o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Financiame­nto do programa Projovem é decidido pelo BCI
EDIÇÕES NOVEMBRO Financiame­nto do programa Projovem é decidido pelo BCI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola