Pro­jo­vem dá cré­di­tos de dois mil mi­lhões

Em­prés­ti­mos ins­ti­tu­ci­o­nais aju­dam a cri­ar um bom am­bi­en­te de ne­gó­ci­os

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

Dois mil mi­lhões de kwan­zas é o va­lor de­sem­bol­sa­do pe­la Li­nha de Cré­di­to de Apoio ao Em­pre­en­de­dor Jo­vem (Pro­jo­vem), des­ti­na­dos a fi­nan­ci­ar 200 pro­jec­tos, no­ti­ci­ou on­tem a Angop.

A se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra a Ju­ven­tu­de, Gui­lher­mi­na Fun­dan­ga, dis­se na aber­tu­ra da Se­ma­na glo­bal de em­pre­en­de­do­ris­mo em Angola, que de­cor­re até sá­ba­do no Cen­tro de Con­fe­rên­cia de Belas, em Luanda, que o in­ves­ti­men­to co­briu 16 pro­vín­ci­as do país.

Acres­cen­tou que mais de 600 pro­jec­tos fo­ram de­vol­vi­dos pe­lo Banco de Co­mér­cio e In­dús­tria (BCI) res­pon­sá­vel pe­lo fi­nan­ci­a­men­to do pro­gra­ma - por não es­ta­rem em con­for­mi­da­de com os re­gu­la­men­tos do pro­gra­ma.

A res­pon­sá­vel re­ve­lou que fo­ram re­ce­bi­das al­gu­mas re­cla­ma­ções so­bre uma ale­ga­da bu­ro­cra­cia ex­ces­si­va nos pro­ces­sos de ha­bi­li­ta­ção aos em­prés­ti­mos por par­te de de­ter­mi­na­das agên­ci­as ban­cá­ri­as.

Ape­sar dis­so, pros­se­guiu, o país con­ta com a cri­a­ti­vi­da­de e ima­gi­na­ção da ju­ven­tu­de pa­ra que se­ja pos­sí­vel in­ver­ter o qua­dro ac­tu­al e con­ti­nu­ar ge­rar cres­ci­men­to em di­fe­ren­tes sec­to­res, pe­lo que as pre­o­cu­pa­ções se­rão sub­me­ti­das pa­ra aná­li­se e dis­cus­são do gru­po téc­ni­co pa­ra a de­vi­da aten­ção.

Re­al­çou que a apos­ta do Exe­cu­ti­vo de di­ver­si­fi­car a eco­no­mia na­ci­o­nal pas­sa pe­la cri­a­ção de um bom am­bi­en­te de ne­gó­ci­os pa­ra in­ves­ti­do­res e jo­vens em­pre­en­de­do­res, com ba­se no fi­nan­ci­a­men­to.

Ci­tou a tí­tu­lo de exem­plo a apro­va­ção do Cré­di­to de Apoio ao Jo­vem Em­pre­en­de­dor, ava­li­a­do no va­lor de qua­tro mil mi­lhões de kwan­zas, a fa­ci­li­ta­ção na cons­ti­tui­ção de em­pre­sas em tem­po re­cor­de e a cri­a­ção de li­nhas de cré­di­to pa­ra fi­nan­ci­ar a eco­no­mia, ini­ci­a­ti­vas que de­mons­tram que o país tem evo­luí­do.

fi­nan­ci­a­men­to con­ce­di­do pe­lo Pro­jo­vem re­pre­sen­ta metade do va­lor de qua­tro mil mi­lhões de kwan­zas ins­ti­tuí­do pa­ra o pro­gra­ma

O Pro­jo­vem é uma li­nha de cré­di­to no va­lor de qua­tro mil mi­lhões de kwan­zas, des­ti­na­da a fi­nan­ci­ar pro­jec­tos pa­ra jo­vens em­pre­en­de­do­res que foi apro­va­da em Ja­nei­ro des­te ano pe­lo Exe­cu­ti­vo An­go­la­no.

O va­lor des­ti­na­do a ca­da pro­jec­to, no ca­so de ser apro­va­do pe­las ins­ti­tui­ções afins, é do equi­va­len­te a 200 mil dó­la­res (33,349 mi­lhões de kwan­zas).

O pro­jec­to tem co­mo ele­men­tos ope­ra­do­res en­ti­da­des li­ga­das ao Con­se­lho Na­ci­o­nal da Ju­ven­tu­de, o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal da Ju­ven­tu­de e o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Apoio às Mi­cro, Pe­que­nas e Mé­di­as Em­pre­sas (INAPEM).

EDIÇÕES NO­VEM­BRO Fi­nan­ci­a­men­to do pro­gra­ma Pro­jo­vem é de­ci­di­do pe­lo BCI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.