Jornal de Angola

Inquérito pesquisa receitas e despesas

-

Doze mil e quinhentas famílias constituem a amostra do Inquérito sobre Receitas, Despesas e Emprego em Angola (IDREA), que começa a ser feito em Fevereiro de 2018 pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), noticiou ontem a Angop.

O inquérito visa recolher dados para os indicadore­s do desenvolvi­mento sustentáve­l e actualizar os índices de pobreza do país, assim como fornecer informaçõe­s sobre o consumo das famílias e avaliar o sector do emprego, abrangendo as zonas rurais e urbanas das 18 províncias do país.

Para a realização do inquérito, o INE começou ontem, em Luanda, a capacitar cem técnicos recrutados, além da capital angolana, nas províncias do Cuando Cubango, Cuanza-Sul, Bié, Namibe e Zaire.

A acção formativa, que dura 30 dias, tem componente­s teóricas e práticas, com as quais os inquiridor­es vão aperfeiçoa­r as técnicas a usar na recolha de dados.

Em declaraçõe­s à Angop, o coordenado­r técnicoadj­unto do IDREA, Pio Lucas, explicou que, além deste seminário de capacitaçã­o, o INE realiza, em Janeiro, fora de Luanda, uma formação geral com a participaç­ão de agentes das 18 províncias do país. Segundo o responsáve­l, é necessário que os chefes dos agregados familiares recebam de bom agrado os inquiridor­es e prestem informaçõe­s verdadeira­s para que o inquérito correspond­a com os reais problemas das famílias nas comunidade­s.

Avançou que após a compilação dos dados a ser recolhidos, o INE vai divulgar publicamen­te a informação.

 ??  ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO INE mede indicadore­s de desenvolvi­mento sustentáve­l
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO INE mede indicadore­s de desenvolvi­mento sustentáve­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola