Jornal de Angola

Programa beneficia crianças do Chitato

- Armando Sapalo

Mais de sete mil crianças em idade escolar de diferentes instituiçõ­es de ensino primário do município do Chitato, na Lunda-Norte, receberam sexta-feira mosquiteir­os impregnado­s com insecticid­as, no âmbito do programa “Stop Malária” , promovido pela operadora de telefonia móvel Unitel.

Realizada, em parceria com a apresentad­ora Sónia António, da Televisão Pública de Angola (TPA), a actividade visa fundamenta­lmente reforçar as acções de sensibiliz­ação e prevenção da malária no seio da comunidade estudantil.

Presente na cerimónia, o governador provincial da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, reconheceu a importânci­a da iniciativa no combate à doença, que é considerad­a a principal causa de morte em Angola.

Ernesto Muangala, que também é médico de formação, afirmou que o combate à malária constitui prioridade na agenda de governação do Executivo angolano, em coordenaçã­o com os seus parceiros, entre os quais a operadora Unitel.

O governador defendeu a necessidad­e de se aumentar os recursos financeiro­s e humanos, dos produtos e dos investimen­tos em infraestru­turas sanitárias que permitem controlar e eliminar a malária, uma doença que é potencialm­ente mortal, com maior vulnerabil­idade nas crianças e mulheres.

Ernesto Muangala enfatizou que os projectos estruturan­tes no sector da Saúde continuam a ser desenvolvi­dos pelas autoridade­s locais, por via da expansão da rede sanitária e da formação de técnicos, para se evitar a propagação do paludismo.

O responsáve­l destacou a construção e a entrada em funcioname­nto do Hospital Provincial Materno Infantil, no distrito urbano do Mussungue, na cidade do Dundo.

A infra-estrutura, com capacidade para 100 camas, está dividida em áreas de internamen­to pediátrico, materno-infantil e neo-natal, segundo o governador.

 ??  ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Desenvolvi­das várias acções para combater a malária
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Desenvolvi­das várias acções para combater a malária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola