Mau es­ta­do da es­tra­da ame­a­ça iso­lar a re­gião

Jornal de Angola - - REGIÕES - Jo­sé Ru­fi­no

A es­tra­da que li­ga os mu­ni­cí­pi­os do Lu­au e do Al­toZam­be­ze, na pro­vín­cia do Mo­xi­co, nu­ma ex­ten­são de 230 qui­ló­me­tros, cor­re o ris­co de se tor­nar in­tran­si­tá­vel, ca­so não ha­ja uma in­ter­ven­ção ur­gen­te, pa­ra me­lho­rar a cir­cu­la­ção na­que­le tro­ço.

A es­tra­da foi ad­ju­di­ca­da pa­ra obras de re­a­bi­li­ta­ção em 2012, ten­do o em­prei­tei­ro as aban­do­nan­do em 2015, por ale­ga­da fal­ta de ver­bas, de­pois de ter as­fal­ta­do 80 qui­ló­me­tros do re­fe­ri­do tro­ço.

A si­tu­a­ção es­tá a cri­ar gran­des cons­tran­gi­men­tos à cir­cu­la­rão de pes­so­as e bens, prin­ci­pal­men­te pa­ra a po­pu­la­ção dos mu­ni­cí­pi­os do Lu­au e do Al­to- Zam­be­ze, que não en­con­tram ou­tra al­ter­na­ti­va pa­ra atin­gir as re­fe­ri­das lo­ca­li­da­des.

A po­pu­la­ção, agas­ta­da com a si­tu­a­ção, apro­vei­tou a vi­si­ta do go­ver­na­dor Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba pa­ra so­li­ci­tar in­ter­ven­ção ur­gen­te na via, que tem pro­vo­ca­do gran­des em­ba­ra­ços ao trânsito, en­tre as du­as lo­ca­li­da­des. Du­ran­te o en­con­tro que Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba man­te­ve com as au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais, fun­ci­o­ná­ri­os da Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal e jo­vens, ouviu as pre­o­cu­pa­ções não só do mau es­ta­do da via, mas tam­bém ou­tras que se pren­dem com a fal­ta de me­di­ca­men­tos e de pes­so­al téc­ni­co.

O go­ver­na­dor provincial do Mo­xi­co, de­pois de ou­vir as pre­o­cu­pa­ções da po­pu­la­ção, pro­me­teu a re­so­lu­ção pau­la­ti­na das mes­mas, den­tro das pos­si­bi­li­da­des, dan­do pri­o­ri­da­de às es­tra­das, saú­de e edu­ca­ção.

“Es­pe­ro que fi­que bem cla­ro que não va­mos re­sol­ver os pro­ble­mas to­dos de um dia pa­ra o ou­tro. É uma ques­tão de tem­po e a co­la­bo­ra­ção de to­dos é ex­tre­ma­men­te im­por­tan­te, pa­ra jun­tos en­con­trar­mos o ca­mi­nho pa­ra a re­so­lu­ção dos múl­ti­plos pro­ble­mas que o Mo­xi­co ain­da vi­ve”.

Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba, que fez a pri­mei­ra des­lo­ca­ção ao in­te­ri­or da pro­vín­cia na con­di­ção de go­ver­na­dor do Mo­xi­co, pro­me­teu tu­do fa­zer pa­ra ele­var o no­me da pro­vín­cia ao ní­vel mais al­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.