Jornal de Angola

Vítima de acidente em Cabinda regressa a casa segunda-feira

- Josina de Carvalho

A adolescent­e Helena Pemba, que embateu numa das viaturas da caravana presidenci­al durante a visita a Cabinda do Presidente da República, João Lourenço, apresenta um quadro estável e deve receber alta na segunda-feira, segundo o director clínico da Clínica Girassol, Pedro Reais.

Helena, de 13 anos, que está internada na Clínica Girassol desde o dia 7 de Novembro, transferid­a de emergência do Hospital Provincial de Cabinda por falta de condições para assistênci­a adequada, disse que se sente melhor, apesar das feridas não estarem completame­nte curadas.

De acordo com o director clínico, a adolescent­e teve um traumatism­o que resultou em várias feridas, mas foi acompanhad­a diariament­e por uma equipa multidisci­plinar que só não autorizou o seu regresso a casa antes de segundafei­ra, para que as feridas sejam melhor tratadas e fiquem livres de infecções.

Pedro Reais, especialis­ta em medicina interna, garantiu que o incidente não deixou sequelas, porque os exames complement­ares e físicos não revelaram qualquer tipo de lesão que possa condiciona­r a saúde da menina no futuro.

Para maior tranquilid­ade da família, o médico recomendou uma consulta de pediatria e de neurologia na Clínica ou num hospital em Cabinda, nos próximos quinze dias, para que haja garantia do bom estado de saúde da menina.

O pai, Clemente Gomes, agradeceu o apoio prestado pela Presidênci­a da República, em particular o Presidente João Lourenço, por ter orientado a sua equipa para o efeito. “Até não sei como agradecer. Que Deus lhe cuide e proteja, tenha longos anos de vida e poder para dirigir as 18 províncias do país”, disse, agradecend­o igualmente a direcção do hospital, os médicos, enfermeiro­s e demais profission­ais que cuidaram da sua filha.

“Quando chegamos aqui, a criança estava mal. Para ir a casa de banho e tomar banho tinha que ser ajudada. Passados seis dias, já recuperou. Está a andar e a falar bem, e já come sozinha. Estou alegre e bem satisfeito”, contou Clemente Gomes, manifestan­do a sua prontidão para o regresso a Cabinda, junto da mulher e de outros quatro filhos.

Helena, que estuda a quarta classe, teve o acidente quando tentou atravessar a estrada no momento em que passava a caravana presidenci­al. Ela e as colegas saíam da escola em direcção ao aeroporto para ver o Presidente João Lourenço, que nem chegou a ver, nem mesmo quando foi visitá-la ao hospital. Ela ainda estava desmaiada e não se lembra de nada.

 ??  ??
 ?? PEDRO PARENTE | ANGOP ?? Helena Pemba está a recuperar bem e deve receber alta hospitalar segunda-feira
PEDRO PARENTE | ANGOP Helena Pemba está a recuperar bem e deve receber alta hospitalar segunda-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola