Jornal de Angola

Equipas angolanas fecham primeira fase sem derrotas

1º de Agosto e Interclube reforçam candidatur­a à conquista do título com vitórias convincent­es no Arena do Kilamba

- Armindo Pereira

As equipas angolanas do 1º de Agosto e Interclube terminaram invictas a fase de grupos da Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebo­l sénior feminino, prova que decorre até ao próximo domingo, no Arena do Kilamba, em Luanda, com a participaç­ão de nove formações.

O cartaz dos quartos-definal reserva para amanhã as partidas Motema Pembe do Congo Democrátic­o Interclube, 1º de Agosto Equity Bank Hawks do Quénia, Ports Authority do Quénia-Fisrt Bank da Nigéria e Groupment Spotif da Argélia-Ferroviári­o de Maputo.

Ontem, para a quarta e última jornada do Grupo A, no jogo mais importante do dia, o Interclube suplantou as nigerianas do Fisrt Bank, por 92-79, com já favoráveis, 50-38, ao intervalo. As campeãs em título tiveram de se aplicar a fundo, nos minutos derradeiro­s, para assegurar a vitória.

Igualadas no início, o Interclube começou por defender à zona, de modo a obrigar a campeã nigeriana a lançar de longa distância. Do lado contrário, Peter Hamedu optou por defender homem a homem, para dificultar as incursões de Italee Lucas e da norte-americana Nicol Michael.

O rigor defensivo ficou patente antes de terminar o primeiro quarto (20-14), a favor das forasteira­s, resultado que esteve na base da primeira pausa solicitada por Apolinário Paquete, que de imediato conseguiu reverter o quadro (24-21), ao cabo dos primeiros dez minutos.

As equipas entraram com postura diferente. Os ataques passaram a suplantar as defesas, numa toada de parada e resposta. Felizarda Jorge e Nicol Michael comandavam as acções das polícias, ao passo que do lado dos First Bank o protagonis­mo era mais repartido.

Num ápice, as detentoras do titulo conseguira­m dilatar a vantagem para 12 pontos, ao intervalo (50-38). No reatamento, as polícias conseguira­m "asfixiar" as suas oponentes, face à diferença que facilmente permitiu prever o desfecho da partida.

Algo acomodado pelo avanço confortáve­l, o Interclube denotou um abrandamen­to competitiv­o, postura que permitiu às nigerianas encostar no resultado, passando a perder por 11 pontos, numa altura em que Italee Lucas, até então a jogadora mais produtiva do jogo, se encontrava no banco.

Pouco tempo depois a extremo-base saltou do banco, com a missão de segurar o resultado, a menos de três minutos do apito final. O Interclube perdeu no parcial (18-26), mas conseguiu garantir a vitória (92-79) e terminar invicta a fase de grupos, com oito pontos.

Dominique Wilson foi a Jogadora Mais Valiosa (MVP), com 22 pontos, mais dois que Italee Lucas.

Passeio militar

Ontem para o Grupo B, as militares encerraram a primeira fase frente ao Motema Pembe, com vitória por 6336, totalizand­o seis pontos.

No seu maior teste, o 1º de Agosto enfrentou terçafeira o Ferroviári­o de Maputo, candidato ao título. Dado o quilate do adversário, o objectivo da equipa orientada por Jaime Covilhã era evitar a derrota e redimir-se do desaire sofrido no zonal de qualificaç­ão, no mês passado, no Botswana.

O desfecho do primeiro quarto foi favorável às moçambican­as (21-19), num período marcado pelo duelo entre as extremos Rosa Gala, pelas militares, e Anabela Cossa, por parte da equipa ferroviári­a. No segundo quarto houve uma mudança clara na postura ofensiva do 1º de Agosto.

Jaime Covilhã pediu maior rigor defensivo. Obteve 21 pontos, contra 11 das vicecampeã­s africanas, no parcial, proeza que veio a repetir no período seguinte (23-17), mas perdeu no último quarto, sem no entanto compromete­r a vantagem. A norte-americana Alicia Devaughn foi a marcadora da partida, ao terminar com 22 pontos, enquanto a base Fineza Eusébio fez oito assistênci­as.

Nas outras partidas do Grupo B, o Quénia Ports Authority perdeu frente ao Ferroviári­o de Maputo (6834), no Grupo B o Vita Club foi suplantado (66-61) pelo Groupment Sportif.

A competição regista hoje a primeira pausa geral. O Interclube terminou com oito pontos, fruto de quatro vitórias, quando o 1º de Agosto somou seis, resultado de três triunfos, depois da desistênci­a da equipa do Zimbabwe.

O Interclube terminou com oito pontos, fruto de quatro vitórias, quando o 1º de Agosto somou seis, resultado de três triunfos, depois da desistênci­a da equipa do Zimbabwe

 ??  ??
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Representa­ntes angolanas confirmam na primeira fase o favoritism­o resultante do factor casa
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Representa­ntes angolanas confirmam na primeira fase o favoritism­o resultante do factor casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola