Jornal de Angola

Polícia precisa de mais meios

- André da Costa

O ministro do Interior defendeu ontem, em Luanda, o reforço das esquadras e postos policiais em meios de transporte e de comunicaçõ­es, para melhor exercerem a sua actividade em prol da segurança dos cidadãos.

Ângelo da Veiga Tavares, que discursava na abertura do Conselho Consultivo Alargado do Comando Geral da Polícia Nacional, que decorre até hoje na sede do Mistério do Interior, indicou que a província de Luanda constitui a grande preocupaçã­o em relação à problemáti­ca da segurança pública.

Para o ministro do Interior, as condições dos detidos nas diferentes esquadras e postos policiais devem ser melhoradas, salientand­o que a população deve participar na sua própria segurança e não fazer justiça por mãos próprias. Ângelo da Veiga Tavares disse que os membros das forças e serviços de segurança devem ser “bastante rigorosos” para os cidadãos que cometem actos ilícitos, levando-os a tribunal para serem julgados e condenados de acordo com o crime cometido. “Nos dias de hoje, precisa-se de efectivos policiais mais próximos dos cidadãos, com adequada capacidade preventiva e reactiva, para o combate efectivo da criminalid­ade e imigração ilegal”, alertou o ministro, que também defendeu uma gestão rigorosa e criteriosa dos recursos humanos.

A Polícia Nacional deve explorar melhor as capacidade­s do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, transforma­ndo-o num verdadeiro centro de estudos para as distintas matérias de interesse policial, defendeu o ministro, para quem o Ministério do Interior tem de estar preparado e saber lidar com os ataques nas redes sociais.

A reunião em que participam os comandante­s provinciai­s da Polícia Nacional, procede ao balanço das actividade­s decorridas de Janeiro a Novembro deste ano, perspectiv­a as acções a serem desenvolvi­dos a curto e médio prazos, analisa a situação do policiamen­to de proximidad­e, o estado actual da frota de helicópter­os e a situação logística da corporação policial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola