Jornal de Angola

Dirigentes africanos têm de acabar com a ideia de que são insubstitu­íveis e o seu poder é eterno

-

Augusto Báfua Báfua, especialis­ta em relações internacio­nais, lembra que o antigo Presidente nigeriano, Olusegum Obasanjo, alertou no inicio deste 2017 aos líderes africanos longevos. “Se não deixarem o poder, o poder vai deixar-vos”. Para Báfua Báfua, Robert Mugabe deu indícios de perder o controlo da situação quando o seu maior problema passou a ser primeiro a ex-vice-presidente Joyce Mujuro e agora o sucessor desta, Emmerson "Ngwena" Mnangagwa. Segundo o analista, cogitase que os militares exigem a (re)nomeação de Emmerson Mnangagwa como vice-Presidente da República e o pedido de demissão de Robert Mugabe, ficando deste modo “Ngwena” como Presidente interino e candidato da ZANUPF à Presidênci­a da República já em 2018. As próximas horas vão dizer muito sobre o futuro a curto prazo do Zimbabwe, perspectiv­a Augusto Báfua Báfua.

Osvaldo Mboco, docente universitá­rio, lembra que o Zimbabwe independen­te sempre foi governado por Robert Mugabe, e que nos anos 80 e 90 este era um dos países mais prósperos de África, com um nível de desenvolvi­mento invejável, um índice de desenvolvi­mento humano médio e um sistema de saúde e educação dos melhores em África.

O analista pede uma posição clara da União Africana e dos blocos regionais nos quais o Zimbabwe está inserido sobre a situação. O Zimbabwe, recorda, atravessa uma profunda crise económica, com 70 por cento da população a viver abaixo da linha da pobreza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola