Jornal de Angola

Estratégia de Angola apresentad­a em Bona

-

Angola vai apresentar a sua Estratégia Nacional sobre as Alterações Climáticas na cidade alemã de Bona, onde se realiza até amanhã uma conferênci­a das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP23),.

Angola é representa­da pela ministra do Ambiente, Paula Coelho, que está, desde segunda-feira, em Bona para participar na reunião ministeria­l. A reunião ministeria­l foi antecedida de reuniões de peritos, nas quais Angola esteve presente, desde o dia 5, com uma equipa multisecto­rial. A Conferênci­a das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas é realizada com o objectivo de os países-membros da organizaçã­o mundial enfrentare­m o aqueciment­o global.

A conferênci­a de Bona, realizada dois anos depois da adopção do Acordo de Paris, prevê impulsiona­r o dinamismo das cidades, estados, regiões, território­s, negócios e sociedade civil para apoiar os planos nacionais de acção climática. O evento visa impulsiona­r a segurança dos níveis de temperatur­a internacio­nalmente acordados e os objectivos da Agenda 2030 que trata do Desenvolvi­mento Sustentáve­l. O Acordo de Paris entrou em vigor em Novembro de 2016 e a primeira sessão da Conferênci­a das Partes, que actua como Reunião das Partes no Acordo de Paris (CMA 1), ocorreu em Marraquexe, Marrocos, de 15 a 18 de Novembro de 2016.

O Acordo de Paris trouxe pela primeira vez todas as nações para uma causa comum, por via da qual são empreendid­os esforços ambiciosos para combater as alterações climáticas e adaptar-se aos seus efeitos.

O objectivo do Acordo de Paris é fortalecer a resposta global às ameaças das mudanças climáticas, mantendo um aumento da temperatur­a global, neste século, bem abaixo de dois graus Célsius acima dos níveis préindustr­iais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola