Jornal de Angola

Juízes vão reforçar justiça nos municípios

-

Três novos juízes nomeados para trabalhar nos municípios do Lubango, Matala e Caconda, província da Huíla, vão reforçar o quadro de magistrado­s da região, que se debate com a falta de quadros no sector da Justiça.

Quando começarem a exercer as suas funções, os novos juízes vão ajudar a reduzir a pressão que o Tribunal Provincial da Huíla (sede) enfrenta nos últimos tempos.

Os juízes de Caconda e da Matala têm competênci­as para julgar todo tipo de processos, informou ontem o juiz-presidente do Tribunal Provincial da Huíla, Artur Ngunza, à margem da cerimónia de apresentaç­ão dos magistrado­s às autoridade­s locais. O magistrado disse que o próximo passo é a instalação do tribunal de Quilengues, que deverá ser efectivada quando estiverem criadas as condições humanas e materiais. Em relação ao reduzido espaço das instalaçõe­s onde funciona o Tribunal Provincial da Huíla, Artur Ngunza disse que essa questão foi resolvida com a inauguraçã­o de um novo edifício.

A nova estrutura acolhe apenas alguns serviços, por falta de apetrecham­ento em material para os cartórios e gabinetes dos juízes.

O novo edifício, prosseguiu o magistrado, acolhe as áreas cível e administra­tiva, sendo que as outras (crime, família e trabalho) continuam nas antigas instalaçõe­s.

Considerou “imprescind­ível” a reabilitaç­ão do Tribunal Municipal da Matala, que funciona em instalaçõe­s precárias. “Já estão identifica­dos espaços para erguer novos tribunais nos municípios de Caconda e Matala”, referiu.

Com os três juízes, a província da Huíla passa a ter 16 magistrado­s.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Há poucos juízes para o vasto trabalho nos tribunais
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Há poucos juízes para o vasto trabalho nos tribunais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola