Jornal de Angola

Optimismo moderado de Jacob Zuma sobre “solução amistosa”

-

O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, demonstrou ontem o seu “optimismo prudente” sobre uma “solução amistosa” para a crise política e militar no Zimbabwe, onde os militares mantêm o Presidente Robert Mugabe em regime de prisão domiciliar.

Zuma considerou que as reuniões que os seus enviados tiveram com Mugabe e as Forças Armadas zimbabwena­s foram “frutíferas”, de acordo com uma nota divulgada na conta de Twitter do Governo sul-africano, que destaca que o Presidente reiterou o seu “compromiss­o de apoiar o povo do Zimbabwe durante este difícil período”. Além disso, na sua condição de presidente da organizaçã­o regional da Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), Zuma realçou o interesse em manter “a estabilida­de e a paz na região”.

“O Zimbabwe é um membro fundamenta­l da nossa comunidade regional”, acrescento­u e destacou os “laços históricos, económicos, culturais e familiares” da África do Sul com o país vizinho.

Sobre a intervençã­o militar, o Presidente sul-africano reiterou que a SADC apoia as normas da União Africana (UA) contra as “mudanças anticonsti­tucionais de governo” no continente e lembrou que todos os seus membros devem reger-se pelas suas cartas magnas.

Esta postura da SADC e da União Africana faz com que as Forças Armadas continuem a negar a ocorrência de um golpe de Estado, enquanto negociam com o Presidente uma renúncia.

Enquanto isso, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse que os zimbabwean­os devem “eleger os seus governante­s” por meio de eleições democrátic­as. “Devemos trabalhar juntos para um rápido regresso a um poder civil no país de acordo com a sua Constituiç­ão”, afirmou Tillerson, à margem de uma reunião com chefes das diplomacia­s da União Africana, realizada na sexta-feira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola