Jornal de Angola

Cotação do petróleo acima dos 62 dólares

-

Os contratos futuros de petróleo dissiparam parte das perdas registadas durante semana e fecharam em alta na sexta-feira, depois novos sinais da Arábia Saudita conceder apoio à extensão no acordo de cortes na produção adoptado pela Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP).

Na New York Mercantile Exchange (Nymex - a Bolsa Mercanti de Nova Iorque), o preço do barril de Brent, de referência do petróleo angolano, para entrega em Janeiro, subiu 2,22 por cento, para 62,72 dólares, enquanto o West Texas Intermedia­te (WTI) para esse mesmo mês terminou a sessão em alta de 2,46 por cento, em 56,71 dólares por barril.

Já na Interconti­nental Exchange (ICE), o Brent recuou 1,26 por cento e WTI 0,05 ao longo da semana.

Na quinta-feira, o ministro de Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, reiterou o compromiss­o do país para com o acordo da OPEP, afirmando que são necessário­s novos cortes de produção para que o mercado continue em processo de reequilíbr­io. “O ministro apagou as possíveis dúvidas” em relação a uma extensão do pacto, disse o vice-presidente de pesquisa e análise do Mobius Risk Group, John Saucer.

Investidor­es antecipara­m-se à expectativ­a da OPEP e outros grandes produtores de petróleo anunciarem, na reunião de 30 de Novembro, em Viena, a decisão de ampliar os cortes na oferta até o fim do próximo ano.

Depois do encontro do ano passado, a OPEP reduziu a produção, num esforço para controlar o excesso de oferta e aumentar os preços.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola