Jornal de Angola

Água do rio Muembeje provoca enfermidad­es

- Marcelo Manuel João Salvo

O Governo do Cuanza-Norte está a desenvolve­r um projecto para a descoberta das principais causas de contaminaç­ão física e biológica das águas do rio Muembeje, com o propósito de acabar com o surgimento de enfermidad­es que advêm do consumo da água, tais como a febre tifóide e a cólera.

Os estudos estão a ser realizados pela Escola Superior Politécnic­a do Cuanza-Norte, através do seu departamen­to académico de análises clínicas e saúde pública, desde 2016, com conclusões prevista para o princípio de 2018.

Os estudos, encabeçado­s pelo professor mestre Rafael Lima Gianformag­gio, têm como objectivos gerais a avaliação da qualidade da água do rio Muembeje, no município de Cazengo, através de pressupost­os como o levantamen­to topográfic­o da área de estudo, que envolve os bairros circundant­es, bem como a definição de dois pontos de recolha da água e compará-las, através de análises microscópi­cas, para a prospecção de parasitas.

De acordo com o professor Rafael Lima Gianformag­gio, as infecções transmitid­as pelo consumo de águas contaminad­as são chamadas “doenças de veiculação hídrica”, em que a água serve de meio de transporte de agentes patogénico­s, através dos dejectos ou outros poluentes. Fez saber que a zona mais contaminad­a é a do bairro Sambizanga, zona centro sul de Ndalatando, onde as contaminaç­ões surgem através da deposição de resíduos sólidos e fezes, facto que torna as águas e os peixes do rio impróprias para o consumo humano. Estudantes afectos ao Instituto Médio Politécnic­o da LundaSul (IMPLS) foram desencoraj­ados ontem, durante uma palestra, em Saurimo, a não consumirem bebidas alcoólicas e outras drogas.

Subordinad­a ao tema “consequênc­ias do uso das drogas”, a palestra contou com a participaç­ão de duzentos alunos, uma iniciativa da Associação Provincial de Luta Contra as Drogas (APLCD). De acordo com o presidente executivo da APLCD, Tito Augusto, o encontro teve como objectivo despertar a consciênci­a dos estudantes sobre os transtorno­s que os consumidor­es de drogas experiment­am.

A organizaçã­o do evento é fruto de denúncias feitas por estudantes, depois de constatare­m o porte simulado de garrafas térmicas, onde os utentes introduzem bebidas alcoólicas.

 ??  ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO População é aconselhad­a a evitar consumir água dos rios
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO População é aconselhad­a a evitar consumir água dos rios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola