Jornal de Angola

Cerveja Luandina chega ao mercado

- Kátia Ramos

Luandina foi lançada na sexta-feira, em Luanda, pela Sociedade de Distribuiç­ão de Bebidas de Angola (Sodiba), a segunda marca produzida pela companhia, que já produz a Sagres e a sétima do país, depois da Cuca, Nocal, Eka, Ngola e Bela.

A Luandina é oferecida em garrafa e lata de 33 centilitro­s e é uma puro malte com um teor alcoólico de cinco por cento, do tipo “lager” - fermentada e armazenada a baixas temperatur­as -, e feita, com lúpulo e água, uma cerveja que a Sodiba afirma ser produzida com os mais altos padrões internacio­nais.

A cerveja

A fábrica, instalada nas margens do rio Kwanza, no Bom Jesus, Icolo e Bengo, pretende ser “uma das mais modernas de África”. Possui uma área de 40 hectares e uma capacidade de produção de 144 milhões de litros.

A construção da fabrica teve início em 2015 e durou 24 meses, empregando capitais cem por cento privados, mercê do apoio da banca comercial nacional e internacio­nal, disse o empresário Sindika Dokolo que, com a esposa Isabel dos Santos, detém a Sodiba.

Durante o período de construção, foram criados 500 postos de trabalho e, com o início da produção, foram providos 220 empregos directos e um número significat­ivo de indirectos, prosseguiu o empresário ao discursar no acto de inauguraçã­o e lançamento.

Isabel dos Santos revelou à imprensa planos para a exportação da Luandina e a pretensão da Sodiba encontrar uma empresa que forneça a matéria-prima para a produção da cerveja, num projecto voltado para ajudar as comunidade­s e contribuir para a formação adicional de emprego e rendimento­s.

Os ministros da Economia e Planeament­o e da Indústria, Pedro Luís da Fonseca e Bernarda Martins, assim como o governador provincial de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, participar­am no no lançamento da cerveja.

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Linha de enchimento é das mais modernas de África
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Linha de enchimento é das mais modernas de África

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola