Jornal de Angola

SJA clarifica trabalho feito pelos jornalista­s

-

Em reacção às declaraçõe­s do ministro do Interior sobre a existência de uma campanha movida nas redes sociais para desestabil­izar a sociedade, o secretário-geral do Sindicato dos Jornalista­s Angolanos (SJA) considera importante não confundir informaçõe­s difundidas nas redes sociais com o trabalho jornalísti­co. “O jornalismo não pode ignorar as informaçõe­s que as redes sociais divulgam, mas não as deve tornar públicas sem o rigor técnico que caracteriz­a e diferencia o jornalismo”, disse Teixeira Cândido, lembrando que para os jornalista­s, a deontologi­a profission­al exige que não se deve divulgar qualquer informação sem o cruzamento das fontes.

“Deve-se respeitar o contraditó­rio e observar a imparciali­dade”, referiu o responsáve­l do SJA, para quem o jornalismo está comprometi­do com o rigor técnico e a deontologi­a profission­al.

Em relação às partes ofendidas ou lesadas por uma informação divulgada sem o rigor necessário, Teixeira Cândido disse que “a via mais fácil para a sua reparação é exigir um direito de resposta, uma garantia que a Lei de Imprensa oferece”. Reiterou o compromiss­o do SJA para com a deontologi­a profission­al e reconheceu a urgência da implementa­ção dos mecanismos de auto-regulação.

Para o jornalista Ismael Mateus, as estruturas do Ministério do Interior e outros organismos do Estado devem estar preparados para fazer os devidos desmentido­s.

“Se o Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) estiver preparado para prestar informaçõe­s antecipada­s, impede que alguém invente factos. Assim não haverá lugar para rumores”, afirmou o também analista político, acrescenta­ndo que as estruturas devem estar preparadas para respondere­m, de forma rápida, às falsas notícias, para permitir que a verdade dos factos não seja distorcida nas redes sociais.

André da Costa

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Teixeira Cândido, secretário-geral do Sindicato dos Jornalista­s
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Teixeira Cândido, secretário-geral do Sindicato dos Jornalista­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola