Jornal de Angola

Lei eleitoral começa a ser discutida

-

O primeiro-ministro da República Democrátic­a do Congo (RDC), Bruno Tshibala, remeteu segunda-feira à Assembleia Nacional, o projecto de revisão da Lei Eleitoral que deve ser adoptado até ao próximo dia 30.

Na sua alocução, o primeiro-ministro congolês disse que o referido projecto de Lei tem como objectivo racionaliz­ar o sistema eleitoral.

Apresentad­o pela Comissão Eleitoral, no dia 5 de Novembro, o calendário prevê eleições para o dia 23 de Dezembro de 2018, dois anos depois do fim oficial do segundo e último mandato do Presidente Joseph Kabila, segundo a Constituiç­ão.

A oposição reclama a sua saída no fim de 2017.

O Episcopado congolês solicitou segunda-feira ao Parlamento, a adopção de todas as leis , mormente a Lei Eleitoral e o seu anexo sobre a repartição dos assentos, cada um a seu tempo oportuno, para relançar o processo eleitoral.

O Governo apresentou, na semana passada, o seu projecto do OGE de 2018, estimado em 5,6 mil milhões de dólares, dos quais 500 milhões para financiar as operações eleitorais.

O presidente da Comissão Eleitoral, Corneille Nangaa, avaliou em 1,3 mil milhões de dólares, os custos das eleições presidenci­al, legislativ­a e locais.

 ??  ?? JOHN WESSELS | AFP Oposição congolesa recusa as propostas do Governo e pede a saída do Presidente Kabila
JOHN WESSELS | AFP Oposição congolesa recusa as propostas do Governo e pede a saída do Presidente Kabila

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola