Jornal de Angola

Cabo Verde e Senegal reforçam cooperação

-

Cabo Verde e Senegal assinaram ontem, na cidade da Praia, um acordo de cooperação para a criação de uma ligação marítima entre os dois países e compromete­ram-se a fazer consultas regulares para reforço das relações políticas.

Estas foram as principais medidas saídas da reunião da Comissão Mista Cabo Verde-Senegal, estrutura de cooperação que não reunia há 23 anos.

As consultas regulares, decidiram as equipas dos dois países, vão assumir a forma de seminários governamen­tais presididos pelos primeiros-ministros dos dois países, a realizar alternadam­ente na cidade da Praia e em Dacar.

Foi ainda rubricado um acordo para a realização de jornadas culturais mútuas com vista ao intercâmbi­o de artistas entre os dois países.

No final da reunião, os ministros dos Negócios Estrangeir­os do Senegal, Sidiki Kaba, e de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, sublinhara­m o que consideram ser “um momento histórico” para o reforço das relações entre os dois países.

“É um contexto histórico porque a comissão Cabo Verde/Senegal não se reunia há 23 anos. A jornada de hoje (ontem ) foi um grande passo no reforço das relações", disse Sidiki Kaba.

Sidiki Kaba assinalou a importânci­a dos progressos alcançados antes da visita oficial ao Senegal do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, no primeiro trimestre do próximo ano. “Durante a visita devem ser assinados acordos no domínio da agricultur­a, da pesca e do turismo”, disse. Sublinhou a vontade manifestad­a pelos dois governos de promoverem a integração das comunidade­s dos dois países.

Luís Filipe Tavares destacou a assinatura do acordo para a criação de uma ligação marítima entre os dois países. Sublinhou a sua importânci­a para uma maior integração na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

 ??  ?? DANIEL SLIM | AFP Praia e Dakar pretendem melhorar a relação bilateral
DANIEL SLIM | AFP Praia e Dakar pretendem melhorar a relação bilateral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola