Jornal de Angola

Detido director do SIC na Huíla

-

O director-adjunto do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) na província da Huíla, Abel Tchombinda Huwaya, está preventiva­mente detido por suspeitas de estar implicado no desvio de quatro milhões de litros de combustíve­l destinados a uma central térmica.

O director-adjunto do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) na província da Huíla, Abel Tchombinda Huwaya, está preventiva­mente detido por suspeitas de estar implicado no desvio de quatro milhões de litros de combustíve­l de uma central térmica.

A detenção ocorreu no âmbito da primeira fase da investigaç­ão a um grupo de trabalhado­res da Sonangol, da Prodel, empresa pública de produção de electricid­ade, e agentes do SIC.

Além do director-adjunto, outros dois oficiais daquela polícia de investigaç­ão foram igualmente detidos no âmbito deste processo, que já constituiu um total de 31 arguidos, só na primeira fase da investigaç­ão, de acordo com os dados revelados ontem.

Embora sem envolvimen­to directo no desvio do combustíve­l, são suspeitos de terem recebido mais de seis milhões de kwanzas de subornos para libertarem detidos ou evitarem detenções de outros arguidos.

O Serviço de Investigaç­ão Criminal estava a investigar uma rede que terá desviado mais de quatro milhões de litros de combustíve­l da central térmica do Lubango (Huíla) para depois ser revendido abaixo do preço oficial.

Na altura, o procurador junto do SIC na Huíla, Adão do Nascimento, explicou que as investigaç­ões já decorriam há dois meses e apontavam para um prejuízo superior a 571,7 milhões de kwanzas só no gasóleo que terá sido desviado daquela central de produção eléctrica. A central é operada pela Prodel, tendo o procurador junto dos SIC apontado que 132 camiões cisterna com gasóleo terão sido desviados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola