Jornal de Angola

Produtos agrícolas apodrecem na Chibia

-

Cento e cinquenta toneladas produzidas na campanha agrícola 2016/2017 estão na iminência de se deteriorar­em no município da Chibia, Huíla, por dificuldad­es de escoamento para os grandes centros comerciais, noticiou ontem a Angop.

A directora em exercício da Agricultur­a na Huíla, Adelaide Armando, disse que estão nessas condições enormes quantidade­s de cebola, tomate, couve, repolho e cenoura.

Para evitar que essa produção se deteriore, parte destes produtos está a ser comerciali­zada nos mercados locais a preços muito baixos e que não compensam o investimen­to e os esforços dos camponeses, lamentou Adelaide Armando.

“Os nossos camponeses têm muito produto nos mercados e nas lavras por colher. A falta de compradore­s e de meios de transporte estálhes a dificultar o processo de escoamento”, disse, exortando os consumidor­es da Huíla e de outras provoações a se deslocarem à Chibia.

Para fazer face a esta situação, a responsáve­l defendeu a construção de câmaras frigorífic­as na localidade, de modo a conservar os produtos do campo e evitar perdas elevadas.

Na campanha agrícola passada, foram cultivados na Chibia 160 mil hectares de terras aráveis, sendo que até ao momento já foram colhidas mais de 300 mil toneladas de cereais, tubérculos, leguminosa­s e outras.

Ainda em Outubro, um fórum económico realizado na Chibia para assinalar os 90 anos da localidade, juntou 35 investidor­es da província da Huíla.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola