Jornal de Angola

O regresso de Mnangagwa duas semanas depois da expulsão

-

Emmerson Mnangagwa, de 71 anos, regressou ao Zimbabwe duas semanas depois de se exilar na África do Sul, na sequência de ter sido demitido do cargo de Vice-Presidente da República por Robert Mugabe.

A sua demissão foi entendida como uma forma de Robert Mugabe aplanar o caminho para que Grace Mugabe no congresso de Dezembro pudesse assumir um papel de maior relevo e ser indicada pela ZANU-PF como cabeça de lista para as eleições de 2018.Foi para contrariar isso que os militares resolveram avançar e obrigar a classe política a assumir-se e a repor a legalidade constituci­onal, numa atitude que chegou a roçar à ilegalidad­e.

A partir de amanhã Emmerson Mnangagwa terá a difícil missão de pegar num país que tem a sua economia de rastos e resgatar a esperança dos zimbabwean­os de que é possível vencer a crise e regressar a tempos não muito recuados, quando o país era o “celeiro de África”.

Outra missão é de garantir que Robert Mugabe veja cumpridas todas as alíneas que constam do documento que assinou e com o qual abriu caminho a uma transição política mais tranquila e longe do rótulo de “golpe de Estado”.

A comunidade internacio­nal, sobretudo a SADC, tem um importante papel a desempenha­r para que Mugabe possa ter a tranquilid­ade de que precisa para assistir à rectificaç­ão de algumas das desastrosa­s medidas que decidiu aplicar e que tão mal causaram ao seu país.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola