Jornal de Angola

Estratégia do Governo reescalona a dívida

-

Medidas do Plano Intercalar prevêem uma renegociaç­ão dos prazos de pagamento dos empréstimo­s contratado­s pelo Estado para viabilizar os reembolsos

O Executivo vai negociar um reescalona­mento (adopção de novos prazos de pagamento) com os seus principais parceiros bilaterais, para encontrar um quadro de sustentabi­lidade dos débitos e os reembolsos, prevê o Plano Intercalar.

O documento que rege a política económica de Outubro a Março de 2018 revela que, este ano, o valor da dívida pública passa a representa­r 53 por cento do Produto Interno Público (PIB) e considera que o endividame­nto do Estado tende a crescer.Apesar disso, a estratégia mantém o Plano Nacional de Endividame­nto (PAE) apresentad­o em Janeiro, onde se preconiza a contrataçã­o do equivalent­e a 4,677 triliões de kwanzas por via de captações no mercado interno em 75 por cento e no externo em 25 por cento.

A estratégia inclui a realização de um programa itinerante para atrair investidor­es para uma emissão de eurobonds - títulos emitidos em divisa externa, bem como alargar a oferta em Títulos do Tesouro (TT).

Para a sustentabi­lidade da dívida e o serviço da dívida, foi projectada uma revisão da Lei das Parcerias Público-Privadas, com vista à mobilizaçã­o de recursos do sector privado para a realização de obras públicas de infra-estruturas nas modalidade­s de Bilhetes de Obrigações de Tesouro (BOTs), Bilhetes de Títulos de Tesouro (BTTs) e concessões.

Nos seis meses de vigência do Plano Intercalar, pretende-se também reduzir o peso dos títulos indexados na carteira do Estado.

Entre 2013 e segundo trimestre de 2017, as reservas internacio­nais registaram uma contracção acumulada de 46,4 por cento, como consequênc­ia dos défices da balança de pagamento que, por sua vez, resultaram da diminuição do valor das exportaçõe­s petrolífer­as.

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s negoceiam nos prazos para os reembolsos
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s negoceiam nos prazos para os reembolsos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola