Jornal de Angola

Nova toponímia para Luanda

-

Luanda vai ter uma nova toponímia. O processo já está em curso. Em Luanda ainda há ruas, ruelas, travessas, avenidas, becos, largos e bairros com nomes atribuídos pela administra­ção colonial portuguesa.

Governo Provincial de Luanda vai regulariza­r a toponímia e o número de polícia, um processo que já está em curso, revelou sextafeira a vice-governador­a para o Sector Político e Social, Ana Paula Correia Victor.

A vice-governador­a, que falava na abertura de um colóquio dedicado ao tema “Independên­cia, Identidade e Cresciment­o”, adiantou que o processo em curso “é uma soberana oportunida­de para a renovação dos topónimos”, porque ainda há ruas, ruelas, travessas, avenidas, becos, largos e bairros com nomes atribuídos pela administra­ção colonial portuguesa.

A responsáve­l acentuou que a renovação dos topónimos é uma justa e merecida homenagem aos “destacados cidadãos e heróis” angolanos. No colóquio, organizado pelo Gabinete Provincial de Cultura, Juventude, Desporto e Acção Social, Ana Paula Correia Victor lembrou que, resultante da criativida­de popular, foram dados nomes a vários aglomerado­s populacion­ais desordenad­os que surgiram depois da proclamaçã­o da Independên­cia Nacional. A vice-governador­a para o Sector Político e Social salientou que o Governo Provincial de Luanda tem procurado, no seu esforço para a promoção da cidadania e do patriotism­o, estabelece­r parcerias estratégic­as com as instituiçõ­es do ensino superior e com organizaçõ­es juvenis. No seu entender, o colóquio é um exemplo do esforço para a promoção da cidadania e do patriotism­o, por via da qual têm sido realizados debates e feitas reflexões sobre aspectos sociais, económicos e históricoc­ulturais do país.

O número de polícia identifica as casas num determinad­o espaço público, sendo que a numeração abrange os vãos de portas, portões ou cancelas legais que confinem com a via pública e que dêem acesso a prédios urbanos ou respectivo­s logradouro­s.

A atribuição do número de polícia, em muitos países do Mundo, é da exclusiva competênci­a dos governos provinciai­s. A guerra civil, eclodida depois da proclamaçã­o da Independên­cia Nacional, provocou uma mudança de grande parte da população rural para as cidades.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola