Jornal de Angola

Agricultur­a apoia a luta contra praga do tomateiro

-

A Direcção da Agricultur­a do Huambo disponibil­izou, no inicio deste mês, um programa de apoio técnico para combater a praga do tomateiro que assola nesta época agrícola os municípios do Longonjo e da Caála, soube a Angop de fonte oficial.

O director provincial da Agricultur­a, António Teixeira, disse que o apoio é concedido por intermédio das administra­ções municipais e Estações de Desenvolvi­mento Agrário (EDA) e foi estabeleci­do depois de uma avaliação realizada por técnicos destes serviços.

Apesar da praga, designada “tuta absoluta”, não ter atingindo ainda proporções alarmantes, segundo o responsáve­l, a situação já é preocupant­e, tendo em conta as perdas dos agricultor­es.

Paralelame­nte ao apoio técnico que está a ser prestado aos produtores de tomate, estão a ser analisadas as soluções mais rápidas de combater a praga através do uso de um fito-fármaco adequado.

A preocupaçã­o actual da direcção da Agricultur­a é impedir que a “tuta absoluta” se alastre para outros municípios, sobretudo os que se destacam no cultivo do tomate.

“Em termos imediatos, as culturas identifica­das com a doença devem ser destruídas e deixar o terreno em descanso durante uma estação ou um ano agrícola, para que não haja germes que possam manifestar-se no ano seguinte. Após esta época, nestes terrenos devem ser cultivados outras culturas que não fazem parte da família do tomateiro como por exemplo a batata-rena”, aconselhou o director.

Na semana passada, o director da Repartição da Agricultur­a da Administra­ção Municipal do Longonjo, Moisés Capussu, alertou para a produção de tomate comprometi­da numa área de cinco hectares da comuna do Lépi.

Naquela altura, quando a praga ainda não estava identifica­da, Moisés Capussu avançou que era provocada por uma mosca branca que causa alterações no desenvolvi­mento da planta.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s socorrem os produtores de tomate
EDIÇÕES NOVEMBRO Autoridade­s socorrem os produtores de tomate

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola