Jornal de Angola

Autoridade bancária mantém os juros

-

O Banco Central da África do Sul decidiu quinta-feita manter a taxa básica de juros inalterada em 6,75 por cento, noticiou a imprensa daquele país. O presidente da autoridade monetária, Lesetja Kganyago, citou a pressão inflacioná­ria dos preços mais altos do petróleo e o enfraqueci­mento do câmbio como justificat­ivas para a decisão.

A manutenção dos juros foi comunicada um dia do prazo final para as principais agências de classifica­ção de risco tomarem decisões sobre a nota de crédito do país.

O Banco Central da África do Sul publicou também projecções para a economia que apontam para a de um cresciment­o do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,7 por cento este ano, corta a previsão de expansão do PIB em 2018 de 1,3 para 1,2 por cento e a de 2019 foi de 1,7 por cento para 1,5 por cento.

Espera-se que a inflação permaneça entre 3,00 e 6,00 por cento nos próximos anos, chegando a 5,2 este ano, a mesma percentage­m em 2018 e 5,5 por cento em 2019.

Nota de risco

Naquele mesmo dia, a agência de classifica­ção de risco Fitch Ratings reafirmou o rating de longo prazo e em moeda estrangeir­a da África do Sul em BB+, com perspectiv­a estável.

Em comunicado divulgado, a Fitch comenta que a nota da África do Sul é limitada pelo baixo cresciment­o, pela consideráv­el dívida pública e pelos passivos contingent­es, além da deterioraç­ão dos padrões de governança.

“Essas deficiênci­as são equilibrad­as por uma estrutura favorável da dívida pública, mercados de capitais locais sólidos e taxa de câmbio flexível, que ajuda a absorver os choques externos”, aponta a agência.

Para a Fitch, a reafirmaçã­o da nota em BB+ reflecte medidas de consolidaç­ão fiscal potenciais que podem mitigar uma série de desenvolvi­mentos que apontam para uma perspectiv­a fiscal mais fraca e, consequent­emente, um ritmo mais rápido de acumulação de dívidas.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Governador do Banco da África do Sul Lesetja Kganyago
EDIÇÕES NOVEMBRO Governador do Banco da África do Sul Lesetja Kganyago

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola