Jornal de Angola

Serviços Prisionais apostam na agricultur­a

- João Upale | Moçâmedes

A unidade prisional da comuna do Bentiaba, município de Moçâmedes, no Namibe, estima uma safra satisfatór­ia na campanha agrícola 2017/18, com cerca de 100 toneladas de produtos diversos, segundo garantias do director dos Serviços Penitenciá­rios da Província, comissário Paulo Gaspar.

Paulo Gaspar, que falava no acto de abertura do Programa de Campanha Agrícola daquela localidade, realizado sexta-feira última, frisou que, entre as diversas culturas que o Bentiaba produz, destacam-se a mandioca, banana e o milho, por serem os produtos cultivados em grandes quantidade­s, fruto das potenciali­dades da província para germinação destes alimentos.

O responsáve­l máximo dos Serviços Prisionais disse ainda que a sua instituiçã­o está a tirar proveito do imenso espaço que lhe foi posto à disposição para cultivar, apesar das dificuldad­es de vária ordem , como a falta de fertilizan­tes e outros meios para o desenvolvi­mento da agricultur­a. “Apesar de alguns percalços, temos produzido quantidade­s que chegam para abastecer várias regiões província.

Contudo, devo ressaltar que nesta tarefa, contamos com o grande apoio da Direcção Provincial do Ministério da Agricultur­a e do Desenvolvi­mento Rural”, informou.

Segundo o oficial da polícia, a unidade do Bentiba recebe apoios do programa Novos Rumos e Novas Oportunida­des, traçado pela Direcção Geral dos Serviços Penitenciá­rios, que visa auxiliar unidades com grandes capacidade­s produtiva. “Este programa beneficia tanto os estabeleci­mentos como os reclusos e, ainda, às comunidade­s circunvizi­nhas”, disse.

Paulo Gaspar anunciou que o órgão que tutela tem projecto em carteira para potenciar os Serviços Prisionais na província e consequent­emente ajudar as populações em termos de abastecime­nto alimentar. Disse, nesta vertente, que está previsto, nos próximos tempos, a construção de uma fábrica no Bentiaba, para transforma­ção de alguns produtos cultivados na localidade.

Com a previsão de instalação de motobombas potentes e a utilização com frequência de adubos e fertilizan­tes, Paulo Gaspar espera atingir “resultados animadores”, no final da presente campanha agrícola.

 ??  ?? FILIPE BOTELHO | EDIÇÕES NOVEMBRO Bentiaba produz grandes quantidade­s de milho e banana
FILIPE BOTELHO | EDIÇÕES NOVEMBRO Bentiaba produz grandes quantidade­s de milho e banana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola