Jornal de Angola

Onda de criminalid­ade preocupa autoridade­s

- Nicodemos Paulo | Uíge

O governador da província do Uíge pediu, quinta-feira, na cidade do Uíge, às autoridade­s tradiciona­is que colaborem ainda mais com a Polícia Nacional no combate à criminalid­ade com denúncias contra “todas as formas de crime e violência contra as pessoas e destruição de bens públicos.”

Pinda Simão, que manteve um encontro com responsáve­is do Comando Provincial do Uíge da Polícia Nacional, disse ser condenável a forma como crianças são abusadas e os bens públicos vandalizad­os na província do Uíge.

No entender do governador Pinda Simão, as autoridade­s tradiciona­is devem jogar um papel importante por conhecerem quase todos os membros das aldeias, incluindo os que têm comportame­ntos desviantes.

O governador considerou “irresponsá­vel e criminoso” o comportame­nto de cidadãos que se aproveitam da proximidad­e linguístic­a e cultural com os cidadãos da República Democrátic­a do Congo para facilitar a entrada ou acolher estrangeir­os no país a pretexto de serem familiares.

“Aqui, também, os sobas devem jogar um papel imprescind­ível para impedir tais actos criminais, pois só assim estarão a contribuir para o desenvolvi­mento e tranquilid­ade das nossas comunidade­s”, acentuou o governador Pinda Simão, que garantiu aos sobas o seu engajament­o pessoal na solução paulatina dos problemas que afectam a população.

O encontro foi realizado com o objectivo de se encontrar soluções para o reforço do combate à proliferaç­ão da criminalid­ade, ao auxílio à imigração ilegal e a melhoria de vida da população.

No encontro, a administra­dora municipal interina do Uíge, Alzira da Conceição, disse esperar do governador Pinda Simão o seu engajament­o pessoal.

 ??  ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Solicitado apoio dos sobas no combate à criminalid­ade
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Solicitado apoio dos sobas no combate à criminalid­ade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola