Jornal de Angola

Livro de Mário Zesano é lançado no Lubango

- Domingos Mucuta | Lubango

A primeira obra literária académica intitulada “A Miséria De Um Povo Rico”, da autoria do professor universitá­rio, Mário Zesano, pode ser adquirida, desde sexta-feira, no centro arquidioce­sano da Sé Catedral, na cidade do Lubango, província da Huíla.O livro aborda temas sobre filosofia da história política de Angola, descrita em 128 páginas, com foco na narrativa de aspectos do panorama angolano que desembocar­am na crise económica e financeira, que o país vive actualment­e. Foi editado e impresso pela editora Chela. Numa primeira fase, foram vendidos cerca de mil exemplares. Embora o conteúdo seja dominado pelo conhecimen­to filosófico, Mário Zesano explica que se trata de um livro inspirado na história de uma família da província de Benguela que, mesmo tendo várias viaturas, infelizmen­te, nenhum deles sabia conduzir, ao ponto de dependerem de um motorista.

“Quando quisessem sair, dependiam do único motorista. Certo dia, o motorista levou o responsáve­l da família ao serviço, mas a mãe e as crianças ficaram impossibil­itadas de sair para o trabalho e para escola, por não saberem conduzir. A família era rica e tinha meios, mas faltava sabedoria”, notou.

Por analogia, argumentou que a história da família benguelens­e é parecida com a realidade de Angola, por ser um país rico em recursos naturais, mas, infelizmen­te o povo “não dispõe de capacidade imaginativ­a, criativa e de justiça, uma distribuiç­ão e usufruto da riqueza abundante.”

O docente disse que a crise económica e financeira pode ter várias razões, como as decisões políticas e o fraco exercício de cidadania.

 ??  ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Livro aborda temas sobre a filosofia da história política no país
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Livro aborda temas sobre a filosofia da história política no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola