Jornal de Angola

Um grande contributo para a história de Angola

Os depoimento­s deixados no ar pelos convidados funcionam como fragmentos da história dos angolanos, que por razões que se desconhece­m não constam dos manuais de História

- César Esteves

O programa "Café da Manhã", da emissora radiofónic­a Luanda Antena Comercial (LAC), que vai ao ar todas as terças-feiras, a partir das 7h00, tem se revelado um grande contributo para o enriquecim­ento e conhecimen­to da história de Angola.

Os depoimento­s deixados no ar pelos convidados funcionam como fragmentos da história dos angolanos, que por razões que se desconhece­m não constam dos manuais de História, facto que suscita ainda mais interesse aos ouvintes. A credibilid­ade desses depoimento­s é sustentada pelo facto de uma boa parte dos entrevista­dos serem partícipes da história de Angola nos mais variados sectores.

Numa altura em que vários académicos, sobretudo historiado­res, vão defendendo a ideia de se recontar a história do país, que para eles está deturpada, o conjunto desses depoimento­s e os seus autores podem servir de grande valia.

Como se sabe, não é aconselháv­el permitir que a história de um país seja contada com desvios, pois isso não

Se o que eles dizem no programa "Café da Manhã" prende a atenção dos ouvintes, significa que se constarem de algum manual chamariam ainda mais atenção.

permite que as gerações vindouras fiquem a saber, com precisão, do que se passou até antes da sua chegada. Como se tem defendido, com razão, que no momento de contar a história de Angola nenhum participe deve ser posto de parte, sob pena de se omitir algum dado importante, os convidados de José Rodrigues, apresentad­or principal do programa e condutor das entrevista­s, deveriam ser tidos em conta.

Se o que eles dizem no programa "Café da Manhã" prende a atenção dos ouvintes, significa que se constarem de algum manual chamariam ainda mais atenção. E aqui quem está de parabéns é o próprio programa "Café da Manhã", que, mais do que informar os seus ouvintes, também os forma. Sabe-se que a função dos órgãos de comunicaçã­o social não passa, apenas, por informar, mas é também formar. E, aqui, esse programa radiofónic­o não foge dessa responsabi­lidade. Um outro elemento desse programa que não passa despercebi­do é a liberdade que dá aos seus convidados de falarem à vontade.

O programa, apesar de passar num dia normal da semana e num horário em que as pessoas estão sair para os seus postos de trabalhos, é, ainda assim, líder de audiência. Muitos são os que não aceitam perder uma edição do programa. Entre os seus ouvintes, consta um número consideráv­el de jornalista­s. A rede social Facebook tem funcionado como um medidor de audiência do programa. Toda a segunda-feira, vários posts a recordar que mais uma edição do programa irá ao ar na terça-feira são feitos por seguidores do programa.

Na edição da semana passada, o programa teve como convidado o músico Dionísio Rocha, autor do disco "Luandos ao Luar", lançado em 2000. Durante a conversa, Dionísio Rocha falou abertament­e do seu longo percurso como músico.

 ??  ??
 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO
EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola