Jornal de Angola

Procurador-geral da República confirma processo em tribunal

-

O procurador-geral da República, João Maria de Sousa, desmentiu recentemen­te o envolvimen­to do Estado angolano, através da Procurador­ia Geral da República (PGR) e do Governo da Província de Luanda, na acção intentada pela empresa Africa Growth Corporatio­n (AGC), no Tribunal do Distrito de Columbia dos Estados Unidos da América, no dia 15 de Novembro, por alegado roubo de 55 milhões de dólares pelo general na reserva António Andrade e dois filhos, com quem tinha sociedade num negócio de construção de imóveis.

Em declaraçõe­s à imprensa, João Maria de Sousa, que esclareceu vários casos mediáticos, disse que as duas instituiçõ­es nacionais, incluindo o próprio procurador, não têm nada a ver com o caso, uma vez que apenas tiveram conhecimen­to há três dias, a partir de uma notícia divulgada pelo portal Maka Angola, em que a empresa americana acusa as autoridade­s angolanas de terem dado cobertura ao general para impedi-la de recuperar o seu dinheiro.

Na verdade, segundo o procurador-geral, trata-se de um diferendo entre sócios, que nada tem a ver com o Estado, por se tratar de um acto da sua vida privada. João Maria de Sousa disse que a PGR soube que a empresa com sede nos EUA intentou um acção contra o general na reserva António Andrade e dois filhos, entre os quais a procurador­a Natacha de Andrade, e estes, por sua vez, iniciaram um outro processo crime contra a empresa junto do Serviço de Investigaç­ão Criminal. Natacha de Andrade emitiu um mandado de captura internacio­nal e de interdição, dirigido ao Serviço de Migração e Estrangeir­os.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola