Jornal de Angola

Fornecimen­to de água é reforçado em breve

- Venâncio Victor

O abastecime­nto de água potável é reforçado em breve na cidade de Malanje, com a conclusão das obras do novo sistema de captação, tratamento e distribuiç­ão a partir do rio Cuije, com capacidade de produção de 173 litros por segundo.

O director provincial da Energia e Águas, Jacinto Caculo, que prestou a informação durante a visita do governador Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” às obras do novo sistema de abastecime­nto de água, disse que o projecto, que arrancou em Maio último, vai ser executado em 18 meses e neste momento estão a ser feitas visitas de ajuda e controlo ao empreiteir­o, para o cumpriment­o dos prazos.

“Julgamos que dentro de três meses vai estar concluído o sistema de captação e consequent­emente o sistema de produção, tratamento e distribuiç­ão de água”, disse o responsáve­l.

Jacinto Caculo avançou que esforços estão a ser desenvolvi­dos para que até 2019 Malanje possa ter o seu segundo sistema de distribuiç­ão de água, que deverá atender a nova centralida­de em construção na zona habitacion­al da Carreira de Tiro, o Pólo de Desenvolvi­mento Industrial de Malanje e a periferia da cidade capital da província.

Estudos indicam que o novo sistema de captação de água a partir do rio Cuije pode atender as necessidad­es da população, para além do ano 2035, conforme fez questão de realçar o responsáve­l do sector. O novo sistema, com capacidade superior ao da actual Estação de captação de Água da Guiné, vai permitir a cobertura total em termos de abastecime­nto à cidade de Malanje.

O director da Energia e Águas precisou que os projectos das sedes provinciai­s e municipais são para alimentar as zonas urbanas, acrescenta­ndo que a pretensão é atingir cem por cento da população com o abastecime­nto de água ao domicílio.

 ??  ?? ADRIANO SAPALO | EDIÇÕES NOVEMBRO Região vai contar com novos sistemas de captação de água
ADRIANO SAPALO | EDIÇÕES NOVEMBRO Região vai contar com novos sistemas de captação de água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola