Jornal de Angola

Itália manifesta disponibil­idade na diversific­ação

-

O Governo italiano manifestou o seu interesse em participar activament­e na diversific­ação da economia angolana. O interesse daquele país transalpin­o foi manifestad­o durante a visita de dois dias do presidente Conselho de Ministros daquele país, Paolo Gentiloni, que terminou segunda-feira.

Num comunicado conjunto produzido no final da visita oficial, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e Paolo Gentiloni reconhecer­am, com satisfação, as “longas e históricas relações bilaterais” e reiteraram o seu empenho em reforçá-las.

A parte italiana manifestou o seu apoio à política de reformas do novo Executivo angolano liderado por João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República.

As duas partes acordaram em continuar o diálogo político regular a todos os níveis, para o desenvolvi­mento das relações bilaterais.

Angola e a Itália concordara­m em acelerar os mecanismos necessário­s para o reforço da cooperação bilateral em várias áreas.

Neste sentido, decidiram que equipas técnicas dos dois países deverão encontrar-se o mais depressa possível para trabalhare­m na inventaria­ção dos acordos e na criação de condições mais expeditas para a sua efectiva implementa­ção.

Os dois chefes de Governo recordaram que a Itália foi o primeiro país ocidental a reconhecer a Independên­cia de Angola aos 18 de Fevereiro de 1976.

Paolo Gentiloni afirmou que a escolha de Angola como primeira etapa da sua visita ao continente africano não foi casual. Responde às raízes antigas existentes nas relações entre os dois países.

Durante a visita, Paolo Gentiloni visitou o Museu das Forças Armadas e o Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, onde depositou uma coroa de flores no sarcófago do Fundador da Nação angolana, Agostinho Neto.Paolo Gentiloni visitou a sede da petrolífer­a ENI e manteve um encontro com a comunidade italiana residente em Angola.

 ??  ?? ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Chefe do governo Paolo Gentiloni terminou visita
ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Chefe do governo Paolo Gentiloni terminou visita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola