Jornal de Angola

Migrantes vendidos como mercadoria

-

A questão da escravatur­a na Líbia deve ser destaque na cimeira, após o presidente do Níger, Mahamad Issoufou, exigir um debate sobre o tema na cimeira de Abidjan.

A União Africana enviou um emissário à Líbia para colaborar com Tripoli na identifica­ção dos migrantes, depois de, assim como Tripoli, abrir um inquérito destinado a levar à Justiça os responsáve­is pela alegada venda de escravos.

O Conselho de Segurança da ONU esteve reunido ontem para analisar as recentes denúncias feitas acerca da venda como escravos de migrantes africanos na Líbia. A reunião aconteceu uma semana depois de a França pedir a marcação de uma sessão urgente daquele órgão sobre o tráfico humano na Líbia, após a divulgação do vídeo da CNN que mostra um leilão de migrantes africanos realizado no país da África de Norte.

O pedido de Paris foi feito depois do Conselho de Segurança aprovar, por unanimidad­e uma resolução apresentad­a pela Itália que propõe acções mais duras contra o tráfico humano e o esclavagis­mo moderno. República Democrátic­a do Congo, Burkina Faso e Níger convocaram os seus embaixador­es na Líbia e os Camarões repatriara­m um grupo de 250 migrantes camaronese­s da Líbia após a reportagem da CNN.

Apoio à Juventude

A 4.ª Cimeira da Juventude África Europa reuniu em Abidjan, em Outubro, mais de 120 líderes juvenis, que aprovaram uma declaração com recomendaç­ões à Cimeira.

Com base nessa declaração, 36 jovens dos dois continente­s elaboraram propostas para a Cimeira de Abidjan. Além disso, o 6º Fórum Empresaria­l Europa - África decorreu nesta segunda-feira, em Abidjan, com o objectivo de estimular investimen­tos que promovam o desenvolvi­mento em África. Um dos principais temas debatidos foi a problemáti­ca dos jovens empresário­s.

A terceira edição do Fórum África-União Europeia da Sociedade Civil, que decorreu de 11 a 13 de Julho, em Tunes, reuniu organizaçõ­es da sociedade civil dos dois continente­s, que adoptaram uma declaração que sublinha a importânci­a da participaç­ão da sociedade civil nas relações entre a Europa e a África.

 ??  ?? ALESSIO PADUANO | AFP Migrantes africanos arriscam a vida para entrar na Europa
ALESSIO PADUANO | AFP Migrantes africanos arriscam a vida para entrar na Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola