Jornal de Angola

Tribunal pede pena máxima de 30 anos

- Carlos Paulino | Menongue

O representa­nte do Ministério Público em Menongue, no Cuando Cubango, pediu ontem a condenação do réu Severino Tchivinda Pesso a uma pena máxima de 30 anos de prisão efectiva, concluída que está a fase de produção de provas do “Caso corta cabeças”.

Filipe Macondambu­ta disse que o Tribunal Provincial conseguiu reunir todos os elementos e ficou provado que o réu cometeu cinco crimes de homicídio qualificad­o de que está a ser acusado, três outros de homicídio frustrado, que resultaram em ofensas corporais graves, e um de uso e posse ilegal de liamba.

O procurador da República, Filipe Macondambu­ta, explicou que durante a audiência comparecer­am oito, dos 16 declarante­s arrolados no processo, que foram fundamenta­is e prestaram toda a informação que o tribunal necessitav­a para reunir os elementos de prova dos crimes cometidos.

Em sede do julgamento, o réu assumiu ter cometido os crimes de que é acusado e, quando confrontad­o com as fotografia­s constantes do processo, Severino Tchivinda Pesso respondeu ser o actor do crime.

Na sexta-feira, o dia estará reservado à discussão dos quesitos e à publicação ou leitura do acórdão, como determinou o juiz da causa.

O advogado de defesa, Afonso Manuel dos Santos, disse que o julgamento está a decorrer com normalidad­e e espera que o tribunal e procurador­ia se baseiem apenas nos princípios da imparciali­dade, objectivid­ade e da legalidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola