Jornal de Angola

Satélite angolano atrai investidor­es

-

O lançamento do satélite geoestacio­nário angolano Angosat-1, em Dezembro, está a chamar a atenção de empresas brasileira­s com investimen­tos nas telecomuni­cações, revelou ontem, em Luanda, a presidente da Associação de Empresário­s e Executivos Brasileiro­s em Angola (AEBRAN).

Arlete Lins afirmou na abertura do fórum “Telecomuni­cações - novas fronteiras para os negócios em Angola”, que encerra amanhã, que “o mundo também está atento”, pelo que prevê que, logo a seguir ao lançamento, haverá inscrições para investir no sector.

A presidente da AEBRAN considera que o Angosat-1 reforça os passos dados por Angola nas novas tecnologia­s, com projectos “interessan­tes” que estão a chamar a atenção da comunidade internacio­nal de negócios, como é o caso da ligação do submarino de fibra óptica.

Considerou que, apesar das relações comerciais entre Angola e o Brasil estarem afectadas pela crise, os últimos dados do Governo angolano e do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) deixam os investidor­es “cada vez mais animados.”

O Brasil coopera com Angola em vários domínios, mas a tecnologia é uma ferramenta que vai causar impacto em todos os sectores - Educação, Saúde, Transporte­s, Agricultur­a e outros - com potencial para impulsiona­r a diversific­ação.

O fórum abordou os temas a tecnologia e a informação, tecnologia na mobilidade urbana e agricultur­a digital.

O arquitecto Lourenço Valladares, orador do tema sobre a “Tecnologia na mobilidade urbana”, considerou o telemóvel como um meio de aquisição de conhecimen­tos que geram soluções.

O secretário de Estado das Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o, Mário Oliveira, afirmou que os projectos institucio­nais de telecomuni­cações traduzem a visão do Governo angolano de diversific­ar a economia.

 ??  ?? KIRILL KUDRYAVTSE­V | AFP Lançamento do satélite gera interesse entre os investidor­es
KIRILL KUDRYAVTSE­V | AFP Lançamento do satélite gera interesse entre os investidor­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola