Jornal de Angola

Privados na gestão de lares de idosos

- Manuela Gomes

A criação de lares de repouso e de acolhiment­o de pessoas da terceira idade em Angola está também aberta à iniciativa privada, confirmou quarta-feira, em Luanda, a chefe de Departamen­to de Apoio à Família do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

Santa José Ernesto, que respondeu por “email” a um questionár­io na véspera do Dia do Idoso em Angola, ontem assinalado, disse que se estima haver, em Angola, quatro por cento da população com mais de 60 anos, faixa etária considerad­a idosa.

A área urbana e a província do Cunene são as regiões onde existem mais idosos, cuja principal fonte de rendimento é a pensão e subsídio, com 41 por cento e 42 por cento, respectiva­mente.

As províncias do Cunene, Bengo, Uíge, Zaire, Cuanza Norte, Malanje, Cuanza Sul e Moxico possuem o maior número de pessoas com mais de 65 anos.

O Dia do Idoso em Angola foi instituído como sinal de respeito e reconhecim­ento dos feitos de milhares de homens e mulheres que se encontram na terceira idade em prol do progresso e engrandeci­mento de Angola.

O Executivo reconhece que os idosos constituem parte activa da sociedade e que continuam, com o seu saber, experiênci­a e conhecimen­tos acumulados, a prestar um contributo inestimáve­l ao processo de desenvolvi­mento económico, social, cultural e de reconcilia­ção nacional.

Nas próximas décadas, de acordo com a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), a população mundial com mais de 60 anos vai passar dos actuais 841milhões para dois mil milhões até 2050, tornando as doenças crónicas e o bem-estar da terceira idade novos desafios de saúde pública global.

“Em 2020 teremos pela primeira vez na História o número de pessoas com mais de 60 anos maior do que o de crianças até cinco anos”, estimou há três anos a Organizaçã­o Mundial da Saúde, num relatório.

 ??  ?? MOTA AMBRÓSIO| EDIÇÕES NOVEMBRO Dia do Idoso foi festejado ontem em todo o país
MOTA AMBRÓSIO| EDIÇÕES NOVEMBRO Dia do Idoso foi festejado ontem em todo o país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola