Jornal de Angola

Escravatur­a choca Cimeira

O tráfico de escravos na Líbia, que Angola condenou de forma veemente, foi um dos assuntos de maior destaque da Cimeira que juntou até ontem em Abidjan 80 estadistas africanos e europeus

-

Os líderes africanos e europeus decidiram estabelece­r um “forte compromiss­o” para reforçar os mecanismos de combate ao drama da imigração clandestin­a e de mercados de escravos na Líbia. O compromiss­o foi assumido no final da quinta Cimeira UA-UE, que reuniu durante dois dias os mais altos dirigentes de ambos blocos. “Uma acção humanitári­a deve ser aplicada o mais rapidament­e possível na Líbia” e “as redes de passadores devem ser desmantela­das” declarou o Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, na sessão de encerramen­to da Cimeira, que juntou em Abidjan 80 estadistas africanos e europeus.

O Presidente da República, João Lourenço, manteve ontem, em Abidjan, encontros separados com os chefes de Estado da França, Emmanuel Macron, e do Congo, Denis Sassou Nguesso, e o rei do Marrocos, Mohammed VI, com quem discutiu assuntos de interesse bilateral.

Os encontros foram realizados pouco antes de regressar ao país, depois de ter participad­o na quinta Cimeira entre a União Africana e a União Europeia, que decorreu de 29 a 30 do mês findo, em Abidjan.

O Chefe de Estado fez-se acompanhar da PrimeiraDa­ma da República, Ana Dias Lourenço, de ministros e de membros do seu gabinete. Aproximada­mente cinco mil participan­tes de cinquenta e cinco países africanos e de vinte e oito europeus tomaram parte da cimeira, que discutiu o futuro das relações entre os dois continente­s.

As Nações Unidas, representa­das ao mais alto nível, pelo Secretário-Geral, António Guterres, e demais organizaçõ­es internacio­nais desempenha­ram, igualmente, um papel bastante interventi­vo na cimeira que assinala dez anos de parceria entre os dois blocos.

A cimeira, que decorreu sob o lema “Investir na Juventude para um Futuro Sustentáve­l”, foi presidida pelos líderes da União Africana e União Europeia, respectiva­mente, Alpha Condé e Donald Tusk.

Dados disponibil­izados pela União Europeia indicam que o plano de investimen­tos externos do bloco conjectura aplicações na ordem dos 3,4 mil milhões de euros em África. A cifra não inclui os investimen­tos privados, que podem rondar os 44 mil milhões de euros, em cinco áreas prioritári­as.

A última sessão temática plenária da cimeira foi dedicada à cooperação em matéria de boa governação.

 ??  ?? Presidente João Lourenço com o homólogo de França, Emmanuel Macron, num encontro à margem da Cimeira UA-UE em Abidjan
Presidente João Lourenço com o homólogo de França, Emmanuel Macron, num encontro à margem da Cimeira UA-UE em Abidjan
 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇOES NOVEMBRO Presidente João Lourenço regressou ontem ao país
SANTOS PEDRO | EDIÇOES NOVEMBRO Presidente João Lourenço regressou ontem ao país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola