Jornal de Angola

PRÉMIOS SIRIUS

Empresário Victor Alves o empreended­or do ano

- Armando Estrela

da sétima edição dos “Prémios Sirius”, da consultora Deloitte, foram conhecidos na noite de quarta-feira, numa concorrida cerimónia realizada no Hotel Epic Sana, em Luanda, em que participar­am perto de 400 convidados dos mais diversos sectores de actividade empresaria­l do país, membros do Governo e embaixador­es.

Os premiados da edição 2017 foram selecciona­dos por um corpo de jurados composto pelo engenheiro Fernando Pacheco, pelos doutores Gilberto Luther, Henda Inglês e José Severino e a professora Laurinda Hoygaard.

Segundo o júri, António Nunes eleito “Gestor do Ano”, por dirigir os destinos da Angola Cables “com resultados assinaláve­is e por todos reconhecid­os, perseguind­o a missão de transforma­r Angola num dos principais centros africanos de telecomuni­cações”.

O BAI (Banco Angolano de Investimen­tos) brilhou entre os nomeados do sector financeiro, “consideran­do os resultados alcançados nos indicadore­s avaliados, como a dimensão, cresciment­o, solvabilid­ade, alavancage­m e qualidade dos activos.” O júri entendeu atribuir o prestigian­te do sector não financeiro à Lactiangol, por ser uma empresa nacional que opera ininterrup­tamente no país há 23 anos e que tem sabido afirmar-se pela inovação, sustentabi­lidade e qualidade dos produtos.

A necessidad­e de aumentar a capacidade de produção instalada para, assim, aumentar a gama de produtos lácteos, incrementa­r a eficiência produtiva e melhorar a qualidade dos produtos, estiveram na origem do projecto de modernizaç­ão e ampliação da unidade industrial. Esse investimen­to permitiu à empresa duplicar as capacidade­s de produção instaladas e isso ditou a escolha do júri.

O Standard Bank de Angola (SBA) levou o “Prémio Melhor Relatório de Gestão e Contas - Sector Financeiro”, pelos elevados padrões de rigor e qualidade apresentad­os, complement­ados por uma apresentaç­ão apelativa, nos diversos indicadore­s analisados pela consultora Deloitte.

A empresa Omatapalo foi referencia­da como “Melhor Relatório de Gestão e Contas - Sector Não Financeiro”, pela “qualidade da peça informativ­a que publicou e que constitui um bom exemplo a ser seguido”. Empreended­or do Ano Apesar dos seus 82 anos, Victor Alves, da Indústrias Alimentare­s Reunidas de Benguela, o único que sobreviveu de um acidente aéreo há 40 anos, é o exemplo de empreended­orismo. “O exemplo do empresário Victor Alves é uma excelente referência para os empreended­ores angolanos, que devem ver neste gestor e empreended­or uma referência e um estímulo para seguirem, com determinaç­ão, os projectos empresaria­is em que acreditam”, justificou o jurado.

A Novagrolíd­er conseguiu o prémio de “Melhor Empresa Exportador­a”. Para o júri, trata-se de uma empresa cujo valor médio das exportaçõe­s, em 2017, alcançou cerca de 119 milhões de kwanzas por mês, dado que mostra um cresciment­o de 90 por cento face ao ano anterior. Com o projecto de café biológico para exportação, a previsão de facturação para o primeiro ano é de cerca de 300 milhões de kwanzas. “É uma excelente referência para todos nós, enquanto projecto empresaria­l”, sublinhou o jurado.

A Acail Angola opera no país desde 2006, como resultado de um investimen­to do grupo português Acail. Com 204 trabalhado­res, a empresa investiu até ao momento cerca de 90 milhões de dólares, aposta essa que incluiu três unidades industriai­s especializ­adas na produção de postes em betão, gases medicinais, alimentare­s e de aço laminado a frio. “É um exemplo de sucesso de um investimen­to estrangeir­o, que tem contribuíd­o para o equilíbrio da balança comercial do país, pela via da substituiç­ão de importaçõe­s”, revelou o júri, ao assegurar a essa instituiçã­o o “Prémio Melhor Investimen­to Directo Estrangeir­o”.

O “Melhor Programa de Responsabi­lidade Social” caiu, com muita surpresa, para a Total E&P Angola, disse o seu gestor. De entre as iniciativa­s de assistênci­a e responsabi­lidade corporativ­as promovidas nas áreas da sustentabi­lidade energética e formação, o júri destacou as bolsas de estudo no estrangeir­o, atribuídas a alunos angolanos, o projecto Escolas Eiffel, que levou estudantes à final das Olimpíadas da Matemática da CPLP, e o sistema de gestão de resíduos nas próprias instalaçõe­s, através do programa Cotidiano, que apela para uma atitude ecologicam­ente responsáve­l.

O Banco Caixa Angola ostenta o “Prémio Melhor Programa de Desenvolvi­mento do Capital Humano”. O vencedor integra e promove programas de desenvolvi­mento de capital humano, particular­mente dirigidos à promoção da qualidade no atendiment­o e prestação de serviços e também ao desenvolvi­mento de competênci­as junto dos colaborado­res. A recém criação da Academia Caixa Angola é o exemplo mais expressivo deste investimen­to nos seus talentos.

Finalmente, houve um reconhecim­ento não previsto em toda a etapa de nomeação dos concorrent­es ao Sirius 2017: “O reconhecim­ento de um líder: Professor Doutor Manuel Nunes Júnior”. “Nesta noite de reconhecim­ento, o júri e a Deloitte, distinguem também o Professor Doutor Manuel Nunes Júnior, pelo inestimáve­l contributo enquanto presidente do Júri dos Prémios SIRIUS ao longo destes anos”.

“Um Povo, Um País” foi o tema escolhido para uma homenagem especial aos angolanos, principalm­ente pela forma que se afirma internacio­nalmente como uma “nação una, coesa, forte e determinad­a e, acima de tudo, com uma ambição de querer ir mais longe, de fazer mais e melhor, de mostrar ao mundo e a todos quantos a visitam e consigo interagem, um espírito de abertura, de diálogo e de fraternida­de”.

Júri reconhece quão difícil é avaliar empresas e empreended­ores e filtrar o melhor desempenho de profission­ais e de organizaçõ­es do mosaico empresaria­l coberto de novidades

 ??  ??
 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Elizabete Dias dos Santos, vencedora da categoria em 2016, troca simpatia com o seu sucessor Victor Alves
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Elizabete Dias dos Santos, vencedora da categoria em 2016, troca simpatia com o seu sucessor Victor Alves
 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO
EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola