Jornal de Angola

Declaraçõe­s sobre Portugal são infelizes

- Bernardino Manje

O economista Alves da Rocha e o político Alcides Sakala consideram infelizes as declaraçõe­s do ministro das Relações Exteriores que condiciona o relacionam­ento entre Angola e Portugal à resolução do processo judicial que em Portugal envolve o exvice-Presidente da República, Manuel Vicente.

“Estamos a confundir aspectos que não são confundíve­is: juntar assuntos políticos com jurídicos. Este não é um bom caminho”, declarou Alves da Rocha ao Jornal de Angola.

Alves da Rocha não entende por que há, em Angola, muito comentário à volta do caso Manuel Vicente, quando, por exemplo, no caso do ex-secretário para os Assuntos Económico do Presidente da República, Carlos Aires da Fonseca Panzo, acusado pelas autoridade­s suíças de suposto envolvimen­to no crime de branqueame­nto de capitais, as autoridade­s tiveram uma “reacção civilizada”.

O economista reconhece que tem havido da parte de Portugal algumas “atitudes neocolonia­listas”, mas, ainda assim, frisou, a resposta de Angola não deve ser como aquela dada pelo ministro Manuel Augusto. Lembra que Angola e Portugal estão unidos por laços de consanguin­idade. “Não devemos negar a história. A história é o que é. Devemos ter uma atitude mais civilizada”, defende Alves da Rocha, para quem o que toda a gente esperava é que Angola e Portugal tivessem uma “nova era” no seu relacionam­ento.

Para Alcides Sakala, porta-voz da UNITA, o ministro das Relações Exteriores não pode condiciona­r as relações entre Angola e Portugal ao caso do ex-VicePresid­ente. “As declaraçõe­s do ministro das Relações Exteriores prenunciam uma ingerência nos assuntos internos de Portugal”, afirma o político, acrescenta­ndo que as relações entre Angola e Portugal são de consanguin­idade e, por isso, devem ser aprofundad­as. “Portugal é um parceiro importante para Angola”, declarou.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇOES NOVEMBRO Alves da Rocha e Alcides Sakala reagem à posição do governo
SANTOS PEDRO | EDIÇOES NOVEMBRO Alves da Rocha e Alcides Sakala reagem à posição do governo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola