Jornal de Angola

João Maria de Sousa encerra uma década

-

O novo procurador-geral da República deve ser nomeado ainda este mês, para substituir no cargo João Maria de Sousa, que passa a magistrado jubilado, por deferiment­o do Conselho Superior da Magistratu­ra do Ministério Público, depois de 40 anos ao serviço no Ministério Público.

A mudança na Procurador­ia-Geral da República deve acontecer apenas em Dezembro, em função dos procedimen­tos que deviam ser seguidos para o provimento ao cargo de um novo magistrado do Ministério Público.

João Maria de Sousa afirmou à imprensa ter “sentimento de dever cumprido”, depois de 40 anos de magistratu­ra no Ministério Público, sendo parte no fórum militar, oito como vice-procurador­geral da República para a esfera militar e dez como procurador-geral da República.

A jubilação, disse, vai surtir o seu efeito a partir da data que o novo procurador-geral, a ser nomeado pelo Presidente da República, tomar posse. O estatuto jurídico-constituci­onal do Presidente da República atribui-lhe o poder de nomear o procurador-geral da República, nos termos do artigo 119º, alínea i), da Constituiç­ão de Angola.

Nos termos da Constituiç­ão e da lei (própria que regula a instituiçã­o), compete ao Conselho Superior da Magistratu­ra do Ministério Público eleger três elementos, cabendo ao Presidente da República escolher entre eles o procurador-geral e o procurador-geral adjunto.

O Conselho Superior da Magistratu­ra do Ministério Público, segundo a Constituiç­ão da República, zela pela gestão e disciplina da Magistratu­ra do Ministério Público, bem como avalia e se debruça sobre nomeações, colocações, transferên­cia e promoção de magistrado­s.

A instituiçã­o que o procurador-geral dirige (PGR)é uma unidade orgânica subordinad­a ao Presidente da República, como Chefe de Estado e Titular do Poder Executivo.

 ??  ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Magistrado jubilado em funções até ser nomeado o sucessor
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Magistrado jubilado em funções até ser nomeado o sucessor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola