Jornal de Angola

Ausências de vulto beliscam prestação

- Teresa Luís

A ausência de seis jogadoras da Selecção Nacional sénior feminina de andebol, que disputa o Mundial na Alemanha, por motivos de vária ordem, pode ter influência na prestação do grupo liderado pelo dinamarquê­s Morten Soubak.

Com a integração de seis estreantes, verifica-se consequent­emente uma quebra da experiênci­a competitiv­a das campeãs africanas. Comparativ­amente ao Mundial da Dinamarca em 2015, Jogos Olímpicos Rio'2016 e Africano das Nações de 2016, seis atletas influentes na manobra do “sete” nacional estão de fora.

A meia-distância Natália Bernardo , e que durante muitos anos serviu como capitã do “sete” angolano, é a ausência mais sonante. Portadora de uma leitura de jogo acima da média, a jogadora mais nova do clã das “Kialas”, após o CAN do ano passado apostou na maternidad­e, situação que a afastou do Mundial da Alemanha.

Na mesma condição encontra-se a meia-distância Luísa Kiala , que optou igualmente pela maternidad­e.

A universal Wuta Dombaxi . Muito aguerrida, principalm­ente a defender, é outra atleta que optou em procriar.

A pivot Liliana Venâncio, que alternava na segunda linha com Albertina Kassoma, integra o quarteto que apostou na maternidad­e. Por opção técnica, ficaram de fora as influentes Lurdes Monteiro, meia-distância e Neide Barbosa, guarda-redes .Teresa Almeida “Bá”, guarda-redes muito referencia­da nos Jogos Olímpicos integrou o grupo até o estágio em Portugal, mas ficou de fora, por causa de uma lesão no tornozelo direito.

Por conta destas contraried­ades, e o processo de renovação da Selecção Nacional, Morten Soubak apostou em seis jovens jogadoras que fazem estreia em competiçõe­s mundiais, noeadament­e Ríssia Oliveira (pivot), Marta Alberto (guarda-redes), Helena Paulo e Manuela Paulino (meias-distâncias), Vilma Silva e Natália Kalamandua (pontas).

 ??  ?? HARALD TITTEL | DPA | AFP Garra e espíto de luta têm marcado actuação das atletas
HARALD TITTEL | DPA | AFP Garra e espíto de luta têm marcado actuação das atletas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola